O Philadelphia Eagles conquistou pela primeira vez na sua história o Super Bowl, principal título da NFL. O time do estado da Pensilvânia venceu o todo poderoso New England Patriots e garantiu o título tão aguardado pelo seu torcedor. A partida deste domingo (4) fez com que muitos olhos se voltassem para o campeão. Abaixo, algumas curiosidades sobre os campeões.
1) Fundação na década de 1930
O time foi fundado em 1933 por um empresário chamado Bert Bell, que após a falência do Frankford Yellow Jackets, antigo time de futebol americano da Filadélfia, estabeleceu os Eagles como o time da cidade. Os Eagles fazem parte da divisão leste da Conferência Nacional da NFL, ao lado de New York Giants, Dallas Cowboys e Washington Redskins.
2) Dono vencedor de Oscar e torcedor de times de Boston
Em 1994, o produtor cinematográfico e empresário Jeffrey Lurie comprou a franquia por 195 milhões de dólares. Pós graduado em psicologia na Universidade de Boston, o empresário sempre foi torcedor dos times esportivos da região. Torcia para o Boston Red Sox, do beisebol, e para o New England Patriots — adversário do Eagles no Super Bowl.
Além disso, Lurie é detentor de dois Oscar. Como produtor executivo, venceu o prêmio de melhor documentário duas vezes: em 2011, com Trabalho Interno e, em 2013, com Inocente. Em pesquisa realizada em 2015, o Philadelphia Eagles está avaliado em mais de US$ 2 bilhões.
3) Três taças na era pré-Super Bowl
Foi o primeiro título de Super Bowl conquistado pela franquia. Porém, o museu do Philadelphia Eagles não está vazio. O time foi campeão da NFL em três oportunidades (1948, 1949 e 1960), porém, antes da unificação de 1966, quando foi criada a grande final da temporada do futebol americano.
Na era moderna, o Eagles chegou três vezes no Super Bowl: em 1981, quando perdeu para o Oakland Raiders, em 2005, quando perdeu para o New England Patriots; e nesta temporada, quando conquistou o título na vitória de 41 a 33 sobre os Patriots.
4) Lesões e rótulo de azarão
A caminhada para conquistar o título foi cheia de percalços. Apesar de ter começado com excelente campanha na temporada regular — fase inicial da NFL —, o Eagles chegou aos playoffs como azarão devido às lesões que desfalcaram o time. Principalmente a do quarter-back Carson Wentz, que rompeu os ligamentos do joelho no jogo contra o Los Angeles Rams, e ficou fora da reta final da temporada.
5) O craque do Super Bowl é um reserva
O quarter-back campeão do Super Bowl esteve próximo de se aposentar. Nick Foles começou a temporada sem nenhuma perspectiva de ser aproveitado. Porém, com a lesão de Carson Wentz, ele assumiu a posição de titular e levou o time até a grande decisão da NFL. Agora, a expectativa é pelo futuro do jogador, já que para a próxima temporada ele voltará à reserva. Foles tem contrato até o fim da temporada de 2018 e pode trocar de time.
6) Com a torcida de Will Smith, Bradley Cooper, Stallone e Kobe Bryant
Não faltam torcedores célebres para o Philadelphia Eagles. A lista inclui nomes como o de Will Smith, nascido e criado na Filadélfia, que se lançou como ator com a série Um maluco no pedaço.
Bradley Cooper, que fez filmes como Se beber não case e O lado bom da vida, acompanhou o Super Bowl ao lado do dono do Eagles. Sylvester Stallone, ator que interpretou Rocky, que conta a história de um boxeador da Filadélfia, também expressou o seu apoio ao time em publicações nas redes sociais. Além disso, a cantora Pink, que interpretou o hino americano na abertura do Super Bowl, também é torcedora do time da Pensilvânia.
Kobe Bryant, pentacampeão da NBA com o Los Angeles, foi outro a demonstrar amor pelo Eagles durante o Super Bowl (veja o vídeo abaixo).
7) Uma história de cinema
O Philadelphia Eagles serve de pano de fundo para o filme O Invencível, de 2006. A obra conta a história de Vince Papale, ex-jogador de futebol americano que atuou por três temporadas na equipe. Até aí, nada de especial. O curioso é que ele era um simples torcedor que jogava nas ruas da cidade e participou de uma peneira para atuar no Eagles. O filme foi protagonizado por Mark Wahlberg, curiosamente, torcedor do New England Patriots.
8) Após o título, caos
Apesar de terem muitos motivos para comemorar, os torcedores do Philadelphia Eagles acabaram se exaltando demais durante as festividades após a conquista do primeiro Super Bowl de sua história. Um carro foi destruído, torcedores escalaram postes e foram registrados saques em lojas. A festa foi longa na Filadélfia, que não comemorava uma conquista de suas equipes desde 2008, quando o Phillies foi campeão da liga de beisebol.
A temporada de NFL só volta em setembro. O primeiro jogo terá a participação do Philadelphia Eagles, em seu estádio, para as festividades do título.