Vai começar a Olimpíada de Inverno de 2018. O evento será sediado pela Coreia do Sul, mais especificamente na cidade de PyeongChang. Os sul-coreanos prometeram os Jogos mais frios da história e estão cumprindo. Além das baixas temperaturas, que giram em torno de -20°C, o vento forte pode fazer a sensação térmica chega a -30ºC no local.
Nesta quarta-feira (7), às 22h5min, quatro partidas de curling da categoria mista marcarão o início da competição. São elas Canadá x Noruega, China x Suíça, Coreia x Finlândia e Estados Unidos x Rússia. A modalidade mista vai ser disputada até a próxima terça-feira (13). Na quarta-feira (14), começam as disputas masculinas e femininas, que terminam no dia 25.
Criado na Escócia em meados do século 16, o curling é praticado em muitos lugares pelo mundo, principalmente no Canadá, que já conquistou 36 títulos mundiais masculinos e 16 femininos. Suécia, Suíça, Noruega e Escócia também são países que se destacam no esporte.
Presente desde a primeira edição, em 1924, em Chamonix, é uma das principais modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno. O jogo é separado entre modalidade masculina, feminina e mista, e é disputado entre duas equipes. Cada equipe é formada por quatro jogadores. Todos lançam a pedra algum momento.
Sobre uma pista de gelo, as equipes tentam acertar um artefato feito de granito e com cerca de 20 quilos no alvo circular, denominado de "casa". O objetivo é acertar a "pedra" o mais perto do alvo do que o adversário, e os pontos são calculados pela localização na pista. Cada partida é composta por 10 rodadas, ou "ends". As equipes arremessam oito pedras por end, de forma alternada.
Para a pedra ir mais longe, vassouras são utilizadas para varrer o gelo na frente da pedra, assim o atrito é reduzido, e o objeto desliza mais. A vassoura pode ser feita de tecido, pelo de animais ou palha.