O Tottenham assumiu provisoriamente o terceiro lugar do Campeonato Inglês ao derrotar por 1 a 0 o arquirrival londrino Arsenal (sexto colocado), neste sábado (10), na partida de abertura da 27ª rodada da competição.
O herói do dia em Wembley foi Harry Kane, autor do único gol da partida, aos quatro minutos do segundo tempo, quando acertou cabeçada certeira após cruzamento de Ben Davies.
É o 23º gol na Premier League de Kane, que se consolidou na artilharia da competição, agora com dois gol a mais que o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.
— É o presente e o futuro — elogiou o técnico do Tottenham, o argentino Mauricio Pochettino, ao falar de Kane. — É incrível o que ele está conseguindo, estou muito orgulhoso e feliz por ele.
A partida também era vista como possível palco para a estreia do brasileiro Lucas Moura no Tottenham. O atacante ex-São Paulo foi vendido pelo PSG para o time inglês na última janela de transferência, mas acabou ficando no banco durante todo o jogo por opção de Pochettino.
Na tabela, os Spurs se aproximam a quatro pontos do Manchester United (segundo colocado), que no domingo visita o Newcastle (16º).
Com 52 pontos, o Tottenham invicto nas últimas nove partidas, subiu duas posições e tem agora um ponto a mais que o Liverpool (quarto colocado), que visita no domingo o Southampton (15º), e dois a mais que o Chelsea (quinto), adversário do lanterna West Bromwich na segunda-feira.
Para o Arsenal, o tropeço diante do arquirrival londrino é grave. Com esta oitava derrota na temporada, os comandados de Arsène Wenger seguem na sexta colocação e sabem que terminarão a rodada, na melhor das hipóteses, a seis pontos do quarto lugar, que vale uma vaga na próxima Liga dos Campeões.
O Arsenal sofreu a primeira derrota desde a "revolução" do mercado de inverno, no qual o clube trouxe reforços de peso como Pierre-Emerick Aubameyang e Henrikh Mkhitaryan.
* AFP