O prêmio Laureus Sport, o Oscar do esporte, é da Chapecoense. O clube catarinense foi o vencedor da votação do Melhor Momento Esportivo de 2017, que ocorreu pela internet e encerrou na noite de segunda-feira. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira, em solenidade realizada em Mônaco.
Na categoria momento esportivo do ano, os concorrentes da Chapecoense foram "The Iowa Hawkeyes" (a torcida que acena para crianças de um hospital local durante os jogos), o encontro do torcedor Thomas Danel e o piloto Kimi Kaikkonen, o torcedor Bradley Lowery, de seis anos, e o piloto Billy Monger.
O representante da Chapecoense na premiação foi o embaixador do clube, Jackson Follmann, um dos seis sobreviventes da tragédia que vitimou 71 pessoas na Colômbia em novembro de 2016. Mesmo antes da premiação, ele já tinha agradecido o apoio na votação.
– Para nós é um motivo de muita satisfação. Sabemos que passamos por momentos complicados e não podemos esquecer disso jamais. O povo que votou na gente sabe a o que passamos, e eu quero agradecer muito pelo carinho e também a atenção que nos dão – destacou.
Nos últimos dias houve uma mobilização da torcida da Chapecoense e também de artistas e jogadores brasileiros em todo o mundo. Assim, o clube ultrapassou os concorrentes para conquistar o prêmio histórico.
A cerimônia foi apresentada pelo ator inglês Benedict Cumberbatch.
Os premiados
Atleta masculino: Roger Federer (Tênis)
Atleta feminina: Serena Williams (Tênis)
Equipe: Equipe Mercedes (Fórmula-1)
Revelação do ano: Sergio Garcia (Golfe)
Retorno do ano: Roger Federer (Tênis)
Atleta Paralímpico: Marcel Hug (Atletismo)
Atleta de ação: Armel Le Cléac'h (Vela)
Momento Esportivo: Chapecoense (Futebol)
Prêmio especial: Francesco Totti (Futebol)
Prêmio especial: Edwin Moses (Atletismo)