Em entrevista ao Pré-Jornada, da Rádio Gaúcha, na tarde deste sábado (27), Tite comentou sobre a atuação de Neymar no confronto entre Paris Saint-Germain e Dijon pelo Campeonato Francês, no dia 17 de janeiro. Perto dos 35 minutos do segundo tempo do jogo o camisa 10 bateu pênalti sofrido por Cavani, que se tivesse a oportunidade de ir à cobrança e converter, se tornaria o maior artilheiro do PSG, ultrapassando Ibrahimovic. A polêmica motivou vaias da torcida ao jogador.
—Quem determina quem bate o pênalti é técnico — disse Tite.
Ainda sobre o caso, o técnico afirma que Neymar foi o melhor jogador em campo e que bateu o pênalti não por ser egoísta, mas porque está preparado e quer o melhor para a equipe.
O técnico conta que já conversou com o camisa 10 sobre ele reclamar demais da arbitragem e de adversários, afirmando que isso é errado e que Neymar tem consciência do problema.
A respeito de Philippe Coutinho, Tite afirma que orienta sempre os jogadores que têm possibilidade de troca de clube a procurarem um ambiente onde se sintam bem.
Copa do Mundo
De acordo com o treinador, a comissão técnica da CBF realiza um trabalho de acompanhamento dos atletas, no qual é estabelecido um cronograma de viagens para avaliação dos jogadores.
Sobre a escalação, Tite conta que conversa com técnicos de clubes, tanto do Brasil como de fora, às vezes pessoalmente e também por telefone, para saber que função os jogadores estão fazendo. Ele disse que é importante se informar com antecipação sobre um problema físico, por exemplo.
— Joguem muito nos seus clubes que eu vou estar vendo, assistindo aos treinos e aos jogos — afirma.
Chances para jogadores do Grêmio na Copa
Ao ser questionado sobre as chances de Luan, Geromel e Grohe serem convocados, Tite afirma que esses jogadores continuam no páreo para a Copa, já que a equipe conquistou a Libertadores da América, competição que o técnico classifica como "de grande exigência técnica", além de terem disputado o Mundial. Sobre Arthur, o técnico diz que o fato de ele estar lesionado o prejudica.
— Eu busco desempenho individual e desempenho coletivo — ressalta.