Paulinho teve um crescimento meteórico na carreira. Depois de se profissionalizar no Vilnius, da Lituânia, e passar pelo Lodz, da Polônia, voltou ao Brasil para jogar por Pão de Açúcar e Bragantino. Um bom Campeonato Paulista em 2010 rendeu uma chance no Corinthians.
O destaque foi quase imediato. Campeão mundial pelo clube paulista, transferiu-se para o Tottenham em 2013. Uma queda de rendimento na Inglaterra o fez ir para o futebol chinês. Por isso, a volta à Europa no ano passado para jogar pelo gigante Barcelona foi vista sob olhos de desconfiança. Mas, assim como quando chegou ao Corinthians, Paulinho precisou de pouco tempo para mostrar do que é capaz.
Em cinco meses de Barcelona, o volante mostrou ser exatamente o meio-campista que se encaixa no estilo catalão. Um marcador sólido, mas também de grande capacidade de saída para o jogo e chegada na área. Foram 25 jogos, 15 deles como titular, e oito gols marcados.
Os números mais expressivos do meio-campista da Seleção Brasileira são no Campeonato Espanhol. Ele tem 18 jogos (11 como titular). Em 988 minutos, fez os oito gols da passagem pelo clube catalão, além de levar dois cartões amarelos.
O volante também atuou em seis partidas na Liga dos Campeões e uma na Copa do Rei. O momento é tão bom que o perfil oficial do Campeonato Espanhol no Twitter chamou Paulinho de "um meio-campista total".
O Mundo Deportivo destaca que na temporada passada, pelo Guangzhou Evergrande, Paulinho fez 13 gols em 47 jogos — uma média de 0,27 gol por jogo, contra 0,32 gol por jogo de média no Barça.
Números de Paulinho
Campeonato Espanhol
988 minutos
18 jogos
11 jogos como titular
8 gols
2 cartões amarelos
Copa do Rei
71 minutos
1 jogo
1 jogo como titular
0 gol
0 cartão amarelo
Liga dos Campeões
280 minutos
6 jogos
3 jogos como titular
0 gol
1 cartão amarelo
Números totais
1339 minutos
25 jogos
15 jogos como titular
8 gols
3 cartões amarelos