Neste domingo, o Barcelona pôs fim a uma marca que já durava 11 anos: em confronto com a Real Sociedad, os culés venceram por 4 a 2 e encerraram seu jejum de vitórias no estádio Anoeta, que perdurava desde 2007.
Com o resultado, o Barcelona se isolou ainda mais na liderança e chegou aos 51 pontos somados, nove a mais do que o vice-líder Atlético de Madrid. Já a Real Sociedad segue na 15ª posição, com 23 pontos.
O JOGO
Apesar do Barcelona ter levado perigo ao gol da Real Sociedad nos minutos iniciais da partida, foi o clube basco que abriu o placar no Anoeta. Aos 11 minutos de jogo, Xabi Prieto cruzou pela direita, a bola passou pela zaga e encontrou Willian José livre para cabecear para as redes.
O domínio da Real Sociedad continuou mesmo após a vantagem mínima no placar. Aos 27 minutos, Willian José marcou o que seria o segundo gol dele no jogo, mas o árbitro da partida viu falta na sua disputa com Rakitic e anulou o gol do brasileiro.
Sem se abater, o time basco deu a resposta em campo, aos 34 minutos de jogo. Canales fez grande lançamento e encontrou Juanmi na área. O camisa 7 chutou, a bola desviou na zaga e morreu no fundo das redes.
A resposta do Barcelona não demorou a sair. Após muita insistência, os blaugranas conseguiram furar o bloqueio da defesa da Real Sociedad, contando com um vacilo do zagueiro: Suaréz cruzou rasteiro da esquerda e Paulinho deslizou para completar pro gol. A bola desviou no zagueiro Llorente e encobriu o goleiro Rulli, balançando as redes.
A reação dos culés continua na segunda etapa. Com cinco minutos de bola rolando, Luis Suaréz confirmou sua fase goleadora marcando um golaço. O uruguaio recebeu na entrada da área e, de primeira, mandou a bola com categoria na rede oposta, empatando a partida.
O empate desanimou os jogadores da Real Sociedad, e o time passou a jogar acuado, esperando por uma bola certeira no contra-ataque. O Barcelona aceitou o convite para atacar e começou a pressionar a defesa adversária, principalmente na saída de bola. A estratégia deu certo: aos 26 minutos, Rulli bateu tiro de meta na cabeça de Vermaelen, que lançou Suaréz na cara do gol. O pistoleiro não desperdiçou e fez um belo gol para coroar a virada do Barça.
Uma vitória do Barcelona não parecia completa sem a participação de Messi, e o camisa 10 deixou sua marca de forma magistral. Já aos 40 minutos, ele bateu falta da intermediária com efeito venenoso. A bola passou pela barreira e caiu muito rápido, sem chances para o goleiro Rulli, que só olhou a bola entrar.