Roger Federer, número dois do mundo, segue o sonho pelo hexacampeonato e seu 20º Grand Slam. Nesta quarta-feira ele voltou a bater o tcheco Tomas Berdych, 20º, e carimbou o passaporte rumo à semifinal do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano.
O natural da Basileia superou um início lento para vencer o rival com parciais de 7/6 (7/1) 6/3 6/4 após 2h14min de duração.
Esta foi a 26ª partida entre os dois e a 20ª vitória do suíço, que o derrota pela terceira vez seguida no torneio e repetie a terceira rodada do ano passado e quartas de 2016. São dez jogos entre os dois em Majors e oito triunfos de Roger.
A vaga é a 43ª de Roger em uma semifinal de Grand Slam e 14ª no Australian Open onde soma 92 vitórias. Ele é o mais velho desde Ken Rosewall em 1977 a atingir a semifinal em Melbourne. Rosewall tinha 42 anos e 68 dias. É também o mais velho na semi desde Jimmy Connors em 1991 no US Open, o americano tinha 39 anos e 6 dias.
Na sexta-feira ele vai encarar o jovem de 21 anos, o sul-coreano Hyeon Chung, 58 e que derrotou o americano Tennys Sandgren. Chung foi o responsável pela eliminação de Novak Djokovic nas oitavas de final e é o primeiro coreano nesta fase de um Slam na história.
O JOGO
Berdych começou dominando a partida, forçou o erro do suíço no fundo e abriu uma quebra e foi sustentando até o 5/3 quando Roger pressionou, abriu um 15/40, discutiu com o árbitro de cadeira, viu Tomas salvar um break com linda deixada, salvou um set-point e quebrou acelerando. Os dois foram ao tie-break e Roger largou com passada e jogou muito para fechar por 7/6 (7/1).
Na segunda etapa o suíço manteve-se firme e os dois foram confirmando até Roger pressionar no 4/3, conseguir a quebra e fechar por 6/3 abrindo 2 sets a 0.
No terceiro set, Federer voltou com tudo. No terceiro game, após estar atrás por 40/15 no saque do adversário, o suíço foi para cima e dominou Berdych com a direita. O tcheco também ajudou, cometendo dois erros não forçados cruciais para ceder a quebra logo no início. No game seguinte, o tenista da Basileia vacilou, errou demais e não conseguiu evitar o empate, mas uma surpreendente terceira quebra seguida veio no quinto game, quando Roger sufocou Tomas mostrando um tênis perfeito e deu um grande passo para a semifinal.
Daí para frente, o maior favorito ao título do primeiro Slam do ano aproveitou seus games de saque e não deu chances ao rival, sacramentando sua vaga para a semifinal do Australian Open pela 14ª vez na carreira em pouco mais de duas horas.