A ex-número 1 do mundo e atual 16ª, a alemã Angelique Kerber, passou um sufoco diante da taiwanesa Su-Wei Hsieh, 88ª da WTA, mas conseguiu a virada e encara a norte-americana Madison Keys, 20ª, por vaga na semifinal do Australian Open.
Kerber batalhou por 2h11 para fechar o placar em 4/6 7/5 6/2 tendo convertido três aces contra nenhum de Hsieh, que cometeu 47 erros não-forçados contra 26 da alemã, que disparou 31 bolas vencedoras contra 42 da taiwanesa.
Hsieh começou a partida quebrada e viu a alemã abrir 2/0, mesmo assim, manteve-se tranquila e buscando ser agressiva. A devolução da quebra, buscada com paciência veio no sexto game e dali em diante, a taiwanesa passou a ser cada vez mais firme com seu saque e conquistou nova quebra no décimo game fechando a parcial.
No segundo set, Kerber tentou encontrar um caminho para pressionar a rival. Teve três breakpoints no quinto salvos pela frieza da taiwanesa, que acabou quebrada no sétimo game e devolveu a quebra na sequência. A partida seguiu e a alemã conquistou quebra no décimo primeiro game em erros de escolha da rival e fechou set.
Na parcial decisiva, Kerber abriu com quebra, tomou a devolução na sequência ao cometer erros não-forçados, mas tomou as rédeas da disputa, mesmo pressionada e abriu 5/1 com quebras no terceiro e quinto games e administrou.
Campeã em 2016 do torneio em Melbourne, a alemã encara por vaga na semifinal a norte-americana Madison Keys, que dominou a francesa Caroline Garcia. Kerber e Keys se enfrentaram sete vezes no circuito profissional e a alemã venceu seis confrontos.
Experiente, aos 32 anos, Hsieh teve sua melhor campanha em um torneio do Grand Slam e conquistou nele grandes vitórias como superar a ex-número 1 do mundo Garbiñe Muguruza e a ex-nº2 Agnieszka Radwanska.