Atual campeão do Australian Open, o suíço Roger Federer, vice-líder da ATP, não teve dificuldades para parar a campanha do húngaro Marton Fucsovics, 80º do mundo, e se garantiu nas quartas de final, onde encara o tcheco Tomas Berdych.
Federer precisou de 2h03 para fechar o placar em 6/4 7/6 (3) 6/2, tendo convertido seis aces contra cinco do húngaro, que cometeu 36 erros não-forçados contra 26 do suíço, que disparou 34 bolas vencedoras contra 23 de Fucsovics.
Apesar do placar apertado, Federer teve poucos momentos de dificuldades diante de Marton Fucsovics, que buscou sacar firme, sendo agressivo com forehand para tentar empurrar o suíço na linha de base evitando sua entrada em quadra. O estilo do jogo do húngaro, coloca bola curta em quadra para definições na rede ou em busca da paralela com muitas jogadas no contrapé, o que foi neutralizado pelo suíço.
O primeiro set foi equilibrado, com os tenistas sacando firme. Federer viu Fucsovics salvar três brekpoints de zero no sexto game e se manteve para conquistar quebra crucial no décimo game. Já no segundo set, apesar do suíço ter tido chances de quebra no quarto e décimo segundo game, a disputa foi para o tiebreak, definido por Federer que errou menos.
No set decisivo, o suíço seguiu agressivo na devolução, abriu 5/1 no placar com quebras no primeiro e quinto games e administrou.
Fucsovics, que alcançou em Melbourne sua melhor campanha em torneio do Grand Slam, não teve sequer uma chance de quebrar o saque de Federer e assistirá seu algoz encarar o tcheco Tomas Berdych, que superou o italiano Fabio Fognini em 6/1 6/4 6/4, em busca de vaga na semifinal.
Berdych e Federer já se enfrentaram 25 vezes no circuito profissional e o suíço vence 19 destes confrontos. Na Austrália, os dois já se enfrentaram em 2008, 2009, 2016 e 2017, todas vencidas por Federer e apenas em 2009, quando o duelo foi á cinco sets, o suíço não venceu em sets diretos.