Estão abertas as inscrições para a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecido como Copa Gerdau-Itaú.
Disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa, a competição é a mais importante do país e está entre as nove maiores do mundo no tênis juvenil. Os jogos serão realizado entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março, data da grande final.
As inscrições estão abertas para todas as categorias. Na principal e mundial, até 18 anos, ela pode ser feita pelo site da Federação Internacional de Tênis (ITF). Para as categorias 14 e 16 anos, evento com pontuação para o ranking sul-americano, as inscrições são feitas pelo site da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e das categorias 12 anos e Tennis Kids o atleta deve ser inscrever pelo site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre foi palco de surgimento de grandes nomes da modalidade. Dos atletas que participaram dos Jogos do Rio 2016, 41 passaram pelo saibro porto-alegrense, dentre eles o medalhista de prata no masculino, Juan Martin Del Potro, e a campeã olímpica Monica Puig.
Ao longo do tempo, o torneio já revelou nomes de peso do tênis nacional como Gustavo Kuerten (campeão em 1994), Flávio Saretta e Fernando Meligeni. Dos destaques internacionais que passaram pela capital gaúcha, destaca-se o ex-número 1 do mundo Andy Roddick (EUA), o argentino David Nalbandian, o sueco Joachim Johansson e o chileno Fernando Gonzalez.
Mais recentemente, o evento recebeu jovens talentos como o alemão Alexander Zverev (atual número 4 do mundo), o canadense Denis Shapovalov e os brasileiros Thiago Monteiro e Orlandinho Luz (bicampeões), além de Beatriz Haddad Maia, finalista da competição em 2012 e 2013 e atual 70ª do mundo no ranking profissional da WTA que vem fazendo história como a primeira brasileira em 53 anos a ganhar uma partida no Australian Open esta semana.
– A qualidade é o carro-chefe dessa competição e fez dela a melhor do país. É um lugar onde começam vários dos craques do futuro. A prova é que mais de 40 tenistas que estiveram na última Olimpíada já passaram por aqui – comemora Ênio Moreira, diretor-geral do evento.
Moreira participa da organização do evento desde a sua criação:
– Começamos em 1984, nas quadras do Sogipa, como um evento nacional, restrito para a categoria 18 anos. A partir de 1987, o torneio cresceu. Passou a distribuir pontos no ranking brasileiro e abriu espaço para as disputas também nos 12, 14 e 16 anos. Em 1991, a Copa Gerdau já fazia parte do circuito da Confederação Sul-Americana nos 14, 16 e 18 anos. Em 1993, a categoria 18 anos começou a valer pontos para o ranking mundial da ITF. O grande salto foi em 2007, quando viramos um torneio de Grau A, a escala mais importante no circuito juvenil. Será a 12ª edição seguida como um dos nove maiores do mundo, junto com os quatro Grand Slams: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, US Open.
A gaúcha Sabrina Giusto ganhou as edições de 1986 e 1989. Atualmente, é uma das principais técnicas do país e trabalha na organização da competição. Para ela, o campeonato é importante para o tênis brasileiro:
– Ver de perto as futuras estrelas do esporte nos ajuda a desenvolver também os nossos atletas. Na minha época, o torneio foi importante para a minha classificação entre as melhores da América do Sul, o que me permitiu disputar a concorrida Gira Europeia – lembra.
Somente em 2017, foram cerca de 1 mil inscritos de 50 países diferentes, movimentando oito hotéis de Porto Alegre.