Considerados dois dos melhores quarterbacks disponíveis no futebol americano universitário, Josh Rosen e Sam Darnold se declararam, nesta quarta-feira (3), elegíveis para o draft da NFL, que será realizado no fim de abril.
O draft reúne atletas que encerraram a sua carreira na universidade, mas os jogadores podem antecipar a saída da NCAA — no futebol americano, desde que já tenham saído do ensino médio há pelo menos três anos — para virarem profissionais.
Rosen, quarterback de UCLA, ficou três anos da universidade — ainda tinha mais um ano de elegibilidade, mas preferiu ir para a NFL. Ele é apontado como o principal quarterback da classe. Em 2017, completou 62,6% dos passes, conseguiu 3.756 jardas, 26 touchdowns e 10 interceptações para instituição californiana.
Darnold ainda tinha mais dois anos de elegibilidade. Como ele não entrou em campo em sua primeira temporada — recebeu uma designação de "redshirt", que não gasta um de seus quatro anos no futebol americano universitário. Em 2017, por USC, completou 63,1% dos passes para 4.143 jardas, 26 touchdowns e 13 interceptações.
O draft da NFL ocorrerá entre os dias 26 e 28 de abril. Entre os times que buscam quarterbacks podem estar Cleveland Browns, New York Giants, Denver Broncos, New York Jets, Washington Redskins, Arizona Cardinals e Buffalo Bills.
Outros quarterbacks que são bem cotados para o draft de 2018 são Josh Allen (Wyoming), Lamar Jackson (Louisville) e Baker Mayfield (Oklahoma).