O primeiro turno ainda não terminou e o líder Barcelona já tem nove pontos de vantagem para Atlético de Madrid (segundo colocado), distância que pode ser ampliada com o duelo dos catalães com o Levante (16º), neste domingo (7), pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol.
A dois jogos de completar a metade da competição, o Barça tem 45 pontos e é o único time que ainda não perdeu. A vitória por 3 a 0 contra o maior rival Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, deu um golpe de autoridade no campeonato espanhol.
— As vitórias sempre dão confiança, não dá pra negar. Mas esta vitória é passado e é preciso olhar adiante — declarou o técnico Ernesto Valverde nesta semana.
O último time a tirar uma diferença de nove pontos para conquistar a Liga foi o próprio Barcelona, na temporada 1998-1999, contra o Mallorca do argentino Héctor Cúper.
Lionel Messi, Luis Suárez e Andrés Iniesta foram poupados do jogo da Copa do Rei e podem voltar a campo.
Para o Atlético de Madri, o maior otimismo está no retorno do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. O atacante vai poder reestrear no Campeonato Espanhol, depois de ficar de fora das competições até janeiro por conta da proibição dos Colchoneros contratarem.
Costa demonstrou que está em forma, deixando o dele na vitória por 4 a 0 sobre o Lleida, pela Copa do Rei.
— Diego é um companheiro ideal para qualquer atacante — resumiu o técnico Diego Simeone sobre o entrosamento entre ele e o francês Antoine Griezmann.
O Atlético, já eliminado da Liga dos Campeões, quer aproveitar a chance para se aproximar do Barça. O primeiro duelo é no sábado, contra o Getafe (oitavo).
A 14 pontos do líder, o Real Madrid (quarto) parece entender que não vai repetir o título da última temporada. No entanto, a opinião dos torcedores não é compartilhada pelo técnico Zinedine Zidane, que sonha com a virada.
— Nós temos um sonho, tenho fé no meu plantel. Depois da derrota no Clássico, claro que dói, mas o Madrid nunca se rende. Estamos vivos nas três competições — declarou Zizou nesta semana.
Os merengues contam com um jogo a menos, que vai ser disputado contra o Leganés em fevereiro. No domingo, o time encara o Celta de Vigo (11º), com a preocupação com o desfalque de Dani Carvajal, suspenso, e a provável falta de Sergio Ramos, diagnosticado com lesão na panturrilha.
* AFP