A quatro dias da semifinal do Mundial de Clubes, os torcedores do Grêmio estão com dificuldades para conseguir o visto aos Emirados Árabes Unidos. O principal problema é o pouco tempo entre o título gremista na Libertadores, conquistado no dia 29 de novembro, e a estreia no torneio mundial, dia 12 de dezembro.
Conforme Romeu Grass de Medeiros, sócio da Vistos Sul, de Porto Alegre, o tempo entre uma competição e outra foi extremamente curto.
— Para se ter uma ideia, em 2010, quando o Internacional foi ao Mundial, o jogo final da Libertadores foi no mês de agosto — lembra, ao frisar o tempo que os colorados tiveram para se organizar.
Os torcedores tiveram menos de 10 dias para correr atrás das passagens aéreas e do visto — que demora, em média, dois dias úteis para ser liberado.
— Com a elevada procura dos últimos dias, alguns estão levando até quatro dias úteis — pondera.
Segundo Medeiros, só a Vistos Sul recebeu 300 pedidos de encaminhamento de vistos nos últimos dias.
— Uma das minhas passageiras, com viagem marcada para a tarde desta sexta-feira (8), recebeu o visto só agora pela manhã. Outro grupo, que deve embarcar amanhã (sábado), ainda não recebeu os documentos — conta.
Além da falta de tempo, uma decisão do Senado, no último dia 30, trouxe confusão para os viajantes. O Congresso aprovou o fim da exigência de visto para os Emirados Árabes, mas a lei ainda não entrou em vigor.