O time do Fortaleza que será comandado por Rogério Ceni tem o elenco basicamente fechado. Segundo o ex-goleiro, a ideia é que 90% do elenco da temporada já esteja no grupo atual — e será reforçado apenas com peças pontuais. O treinador disse que o esquema tático dependerá da adaptação do grupo.
— Atleta gosta de trabalhar com bola. Estamos fazendo testes desde quarta. Cada trabalho com suas limitações. Uma readaptação com bola é importante. Tentamos montar um time coeso, temos limite de orçamento. Grupo que a gente foi escolhendo devagar. Ainda temos um ou dois nomes para confirmar. estou procurando um sistema de jogo que ganhe. Gosto de 4-3-3, 4-3-2-1... Mas ainda temos ausências de alguns atletas — disse Ceni, em entrevista coletiva nesta sexta.
Ceni disse que não fará um trabalho especial com os goleiros. Eles são comandados pelo preparador da posição, Bosco, que foi reserva de Rogério no São Paulo.
— Os goleiros são treinados pelo Bosco. Ele trabalhou comigo por anos. Se ele tem a confiança nos goleiros, é uma coisa que eu não me preocupo. Posso ter uma observação no campo de jogo. Quando falo com eles, tem uma motivação diferente. Não penso em contratar nenhum goleiro até o fim do ano — completou.
Fora da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, o Fortaleza jogará o Campeonato Cearense e a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018. A estreia no Estadual ocorre no dia 21 de fevereiro, no Castelão, contra o Tiradentes.