O ex-jogador do Liverpool, Jamie Carragher, comentou o momento vivido pelas equipes menores da Premier League. Atualmente comentarista do Sky Sports, ele criticou a postura do Newcastle durante a derrota do time do norte da Inglaterra, contra o Manchester City, no St. James' Park, e dos outros time que, sempre que enfrentam os grandes do futebol inglês, acabam se postando atrás da linha do meio campo, focados em se defender.
Campeão da Liga dos Campeões de 2004/2005, na histórica virada em Istambul contra o Milan, sob o comando de Rafa Benítez, atual treinador do Newcastle, Carragher criticou a postura do time de seu ex-comandante.
- A Premier League se tornou um pouco em uma liga de piada. Os times fortes muito acima e com muita vantagem para os da parte de baixo. Para estes times, parece que, sabendo que perderão o jogo, que seja de um ou dois a zero. Não é só o Newcastle, a Premier League em geral,quando jogam contra o "top seis", principalmente em casa, está sendo vergonhoso - analisou o comentarista e ex-jogador do Liverpool.
O Manchester City lidera o Campeonato Inglês com 15 pontos de diferença para o vice-líder Manchester United. O time comandado por Pep Guardiola está invicto na competição e só não venceu uma equipe da Premier League: o Everton. Tiranto o Burnley, que faz uma campanha acima dos demais times, da parte de baixo da tabela, e está a um ponto do Arsenal, 6º colocado. As demais equipes da competição estão, no mínimo, a sete pontos do sexto colocado e a 31 pontos do líder.