O Independiente começou na frente a decisão da Copa Sul-Americana. A equipe argentina venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira (6), no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda.
O resultado deixa os rojos em vantagem para a finalíssima, na próxima quarta, no Maracanã: qualquer empate garante o bi para os hermanos. Não há saldo qualificado. Qualquer vitória do Fla por um gol de vantagem leva a decisão à prorrogação. Se vencer por dois gols, o time carioca fatura a taça.
Diante de casa cheia na região metropolitana de Buenos Aires, o Flamengo assustou a torcida no início: Réver, aos nove, subiu mais alto do que toda a defesa e fez 1 a 0 para os cariocas, após cobrança de falta da esquerda. Mas Gigliotti, aos 29, deixou tudo igual, ao concluir de forma certeira um rápido contra-ataque.
O gol animou o Independiente, que aumentou a pressão e partiu com tudo para buscar a virada. Mas ela só veio no segundo tempo, aos oito, em um belo gol: o jovem Barco, principal revelação da equipe argentina, foi à linha de fundo na esquerda e cruzou para Meza, que acertou o chute de sem pulo da entrada da área para vencer César e fazer 2 a 1.
O técnico Reinaldo Rueda mexeu no time para tentar a reação. Se o empate não veio, pelo menos freou o Independiente, que não conseguiu mais atacar. O garoto Vinícius Júnior, 17 anos, entrou e incendiou o jogo, mas o Flamengo não conseguiu criar grandes chances contra o goleiro Campaña.