Caiu a invencibilidade do Manchester City na temporada. Nesta quarta-feira, pela última rodada do Grupo F da Liga dos Campeões, os líderes e já classificados Citizens foram derrotados pelo Shakhtar Donetsk por 2 a 1, em jogo realizado na Ucrânia e marcado pela presença de Tite e de protagonistas brasileiros. Bernard e Ismaily fizeram gols com assistências de Marlos. No apagar das luzes, Agüero descontou para os visitantes. Já a visão negativa ficou por conta de Ederson, que vacilou feio no segundo gol.
Já garantido como líder, o Manchester City entrou com um time recheado de reservas e um esquema com três zagueiros, com Fernandinho de capitão e compondo a primeira linha defensiva. As principais atrações ficaram por conta de Gabriel Jesus como referência e o jovem Foden, destaque da seleção inglesa sub-17 (campeã do mundo), como ala.
Os Citizens encontraram dificuldade para confirmar o seu tradicional ritmo intenso. Na primeira etapa, a bola praticamente não deu chegou a Gabriel Jesus. Do outro lado, os turcos estavam sedentos em busca do triunfo e ratificação da vaga. E eles foram alimentados. Aos 25 minutos, Marlos fez linda jogada e achou Bernard, que, aberto na ponta esquerda, acertou um belíssimo chute.
A partir daí, diferente do esperado, o City ficou acuado, e o Donetsk aproveitou para seguir golpeando. Mais uma vez com participação de Marlos, que enfiou uma bola com precisão fantástica, o time mandante marcou em outra falha. O lateral-esquerdo Ismaily acreditou até o fim e, graças a uma saída atrapalhada de Ederson, fora da área, só empurrou para ampliar.
Por falar em brasileiros, Fred, Taison e Gabriel Jesus tiveram boas chances de fazer para as suas respectivas equipes, mas não tiveram sucesso na reta final do primeiro tempo. Na segunda etapa, a equipe de Guardiola esboçou uma reação. Quando o 2 a 0 já parecia consolidado, Agüero saiu do banco e, de pênalti, sofrido por Jesus nos últimos minutos, descontou.
No outro jogo do Grupo F, o Napoli penou para superar o lanterna e então zerado Feyenoord. E não conseguiu. Em Roterdã, a igualdade prevalecia até o minuto final, mas os holandeses saíram com a vitória por 2 a 1. Assim, os italianos terminam com seis pontos, na terceira posição e com a credencial para disputar a Liga Europa.
Necessitando da vitória e de um tropeço do Shakhtar Donetsk (o que também não ocorreu), o Napoli iniciou o duelo a todo vapor. Balançou a rede logo no primeiro minuto, com Zielinski, que jogou por conta da ausência do astro Insigne. Ao menos nos números, o duelo passou a ser equilibrado.
No entanto, cerca de 30 minutos depois de sofrer um gol, o Feyenoord deu um motivo para a sua torcida sorrir - fato raro nesta edição de Champions. Os atuais vencedores do Holandês deixaram tudo igual com Jorgensen, de cabeça. No fim, o jovem Jeremiah St. Juste deu a virada ao time local, que encerra a sua participação no torneio com três pintos.