Nesta sexta-feira (17) serão conhecidos os campeões do 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela e do 39º Sul-Brasileiro de Optimist.
As regatas das duas competições reúnem 150 jovens velejadores no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre.
No Brasileiro Interclubes, que começou na terça-feira (14) e conta com atletas de mais de 10 Estados, as disputas são nas classes Laser Radial, 420 e 29er. O campeonato, do qual participam velejadores de até 18 anos, serve de preparação para o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.
A competição entrou em 2017 na programação do ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. As regatas estão previstas para começar às 14h.
A classificação dos jovens atletas está assim: na classe 29er, em primeiro lugar está a dupla do Jangadeiros Breno Kneipp e Iam Paim, em segundo, Tiago Monteiro e Vinícius Pereira, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e na terceira colocação está a dupla Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, também do Jangadeiros.
Na classe Laser, a liderança é de Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, seguido de João Emilio Vasconcellos, do Clube dos Jangadeiros. Em terceiro lugar, Nicolas Mueller, também do Veleiros do Sul.
A classe 420 tem Gabriel Lopes e João Antonio, do Veleiros, na liderança, seguidos de Letícia da Silva e Joana Ribas, também do Veleiros. E, terceiro lugar estão José da Silva e Samer Kayali, do Iate Clube Veleiros da Ilha.
No Sul-Brasileiro de Optimist, as regatas começaram ontem, nas categorias veteranos e estreantes. As disputas têm início às 11h. A classificação está assim:
Veteranos - liderança de Tadeu Rioja, do Yatch Clube Santo Amaro, na segunda posição, Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros, e em terceiro lugar, Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
Estreantes - em primeiro lugar, Milena Holler, do Veleiros do Sul; em segundo lugar, Felipe Fraquelli, também do Veleiros e em terceiro, Anderson Severo, do Iate Clube Lago Itaipu.
O Jangadeiros também é sede de outra competição da vela: o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, com mais de 80 velejadores. Na classe Hobie Cat 16, a disputa está acirrada.
Depois de seis regatas, a diferença dos primeiros colocados, André Henriques e Juliana Baino, da Paraíba, para a terceira, os cearenses Daniel Azevedo e Francisco Souza, é de apenas quatro pontos. Em segundo lugar estão Felipe Frey e Ícaro Da Macena, do Rio Grande do Sul.
No Hobie Cat 14, os três primeiros colocados são de Santa Catarina, com liderança de Adam Mayerlea. Entre as mulheres, a dupla Karoline Bauerman, do Jangadeiros, e Marcela Mendes, do Iate Clube de Santa Catarina, conquistaram o primeiro título brasileiro feminino na classe Hobie Cat 16.