De forma pioneira na história da classe Hobie Cat, o velejador Ricardo Arantes Dubeux está participando do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16, em Porto Alegre, ao lado do proeiro gaúcho Rafael Correa, da equipe paraolímpica do Rio Grande do Sul.
– Acredito que podemos modificar as vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos que possuem alguma deficiência física através dos esportes náuticos, impulsionando-os a superar obstáculos – destaca Dubeux, 3º lugar no Mundial de Hobie Cat 14.
Rafael Correa, dono de quatro títulos estaduais e um nacional, é campeão na classe 2.4 e filiado ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. Pela primeira vez, um atleta paraolímpico está competindo na classe Hobie Cat.
Em 2009, Dubeux conquistou o Green Card e passou a residir nos EUA. Foi lá que conheceu um programa de vela que tinha como objetivo preparar atletas para ingressar na vela de alto rendimento e fazer parte do Time de Vela Paralímpico Americano. Até hoje é voluntário neste programa, mas sempre sonhou em trazer algo parecido para o Brasil.
– A meta é fazer da prática dos esportes náuticos um instrumento de conquistas e descobertas, onde velejando, navegando e remando praticamos a auto-estima, a autoconfiança e uma das portas de inserção à sociedade – finaliza o velejador.
O Brasileiro de Hobie Cat começou na segunda-feira (13) no Clube dos Jangadeiros e terá regatas nesta quarta-feira (15), na sexta-feira (17) e no sábado (18), último dia de competições.