Depois de vencer o Chile, em sua partida de estreia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, que será disputada na China, a seleção brasileira masculina de basquete voltou à quadra nesta noite de segunda-feira (27) e derrotou a Venezuela, por 72 a 60, em jogo disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Com a vitória, o Brasil assumiu a liderança isolada do grupo "B". Esta é a primeira vez que as eliminatórias são disputadas neste formato, ao estilo do Mundial de futebol e as Américas contam com 16 equipes, divididas em quatro grupos – basicamente por região. Os time se enfrentarão entre si dentro de suas chaves em turno e returno, e os três primeiros colocados de cada grupo avançam à próxima fase, onde serão separados em duas chaves de seis cada, com os três melhores por grupo se classificando para a Copa, além do vencedor de um playoff entre os quarto colocados.
Diante de um adversário mais qualificado em relação ao da primeira partida, o técnico croata Aleksandar Petrovic optou por colocar o experiente armador Fúlvio, no lugar do jovem Yago, titular diante do Chile. Esta foi a única alteração no quinteto titular que ainda teve Vítor Benite, Alex Garcia, Lucas Dias e Anderson Varejão, que está sem clube no momento e estuda proposta do Flamengo.
O início brasileiro foi arrasador e rapidamente a vantagem era de sete pontos (7 a 0). No final dos primeiros 10 minutos, o Brasil vencia por 19 a 07, com 10 pontos e sete rebotes de Varejão, que foi poupado no segundo período. No intervalo, a equipe brasileira tinha 19 pontos de frente (39 a 20) e o domínio total do confronto.
Na volta do intervalo, o time brasileiro chegou a abrir 24 pontos de frente, mas quando Anderson Varejão caiu na quadra aos quatro minutos do terceiro quarto, com dores no joelho direito, o clima festivo no ginásio foi transformado em apreensão. Porém, instantes depois, ele se recuperou e prosseguiu no jogo. Mas a Venezuela soube aproveitar a instabilidade brasileira e reduziu a distância em sete pontos (58 a 46).
Mas apesar da tentativa de reação do time venezuelano, que vinha de vitória sobre a Colômbia, na estreia, o Brasil soube manter o controle e chegou ao placar final de 72 a 60, com um duplo-duplo (16 pontos e 12 rebotes) de Varejão. Vítor Benite marcou 10 e ainda pegou seis rebotes.
O Brasil voltará a jogar apenas em 2018, quando enfrentará Colômbia e Venezuela, nos dias 22 e 25 de fevereiro, respectivamente.