O Bellator MMA fará um torneio com grandes estrelas para determinar o novo campeão dos pesos pesados, cinturão que está vago há mais de um ano — desde que o campeão Vitaly Minakov deixou o evento para lutar no Eurasia Fight Nights. A confirmação foi feita pelo CEO Scott Coker ao MMA Junkie. O torneio terá oito participantes, que lutarão de forma eliminatória ao longo de 2018.
Quatro dos participantes serão pesos pesados de origem. A lenda Fedor Emelianenko, ex-campeão do Pride; o ex-campeão do UFC Frank Mir; além dos populares Roy Nelson e Matt Mitrione. Os outros quatro serão competidores da categoria dos meio-pesados que sobem para as disputas: o ex-campeão do UFC Rampage Jackson; o atual campeão meio-pesado do Bellator, Ryan Bader; o ex-campeão do Strikeforce Muhammed Lawal; e Chael Sonnen.
— Essas lutas que vamos fazer são algo que os fãs querem ver. São nomes icônicos, grandes marcas — exaltou Coker.
O plano do Bellator é ter uma luta do torneio em cada evento do Bellator ao longo do ano — serão quatro lutas nas quartas de final, duas semifinais e a grande final. O chavamento das lutas será divulgado em breve.
A categoria dos pesados é a única do Bellator que, atualmente, não tem um campeão. O russo Vitaly Minakov, de 32 anos, conquistou o cinturão em novembro de 2013 ao nocautear Alexander Volkov. Mas ele defendeu o título apenas uma vez, ao bater Cheick Kongo em abril de 2014. Após dois anos sem lutar pelo evento, foi destituído em maio de 2016.
Os participantes do torneio
Fedor Emelianenko (36-5) — ex-campeão pesado do Pride
Frank Mir (18-11) — ex-campeão pesado do UFC
Matt Mitrione (12-5) — ex-lutador do UFC
Roy Nelson (23-14) — ex-lutador do UFC, campeão do TUF 10
Rampage Jackson (37-12) — ex-campeão meio-pesado do UFC
Ryan Bader (24-5) — campeão meio-pesado do Bellator
Muhammed Lawal (21-6) — ex-campeão meio-pesado do Strikeforce
Chael Sonnen (29-15-1) — ex-lutador do UFC