O Catar foi escolhido como a sede da Copa do Mundo de 2022 em dezembro de 2010, mas pode não receber o Mundial. Segundo a emissora britânica BBC, tensões políticas aumentam o risco de o país do Oriente Médio perder o direito a sediar a Copa.
De acordo com as informações, um estudo da consultoria Cornerstone Global apontou que o impacto da tensão política entre o Catar e os países vizinhos é forte. As fontes oficiais do Catar, contudo, garantem que o país estará pronto para receber os jogos.
A escolha do Catar como sede da Copa tem sido um dos principais alvos das investigações sobre corrupção na Fifa. Além disso, acusações de trabalho escravo nas obras dos estádios afetaram a imagem do torneio.
Se o Catar não puder receber o Mundial, a Fifa terá que achar um substituto às pressas. Os Estados Unidos surgem como possibilidade, mas o país faz parte de uma candidatura conjunta com Canadá e México para receber a Copa de 2026. Alemanha e Inglaterra também são cotados por já terem a estrutura exigida pela entidade.
A Copa de 2022 será a última no formato atual, com 32 seleções. Inicialmente, o torneio está marcado para ocorrer entre 21 de novembro e 18 de dezembro por conta do calor no Catar durante os meses de junho e julho — verão no Hemisfério Norte.