A vitória desta sexta-feira por 6/3, 6/7 (7/4) e 6/3, em duas horas e meia, contra o búlgaro Grigor Dimitrov se tornou a 870ª da carreira de Rafael Nadal, que iguala o americano Andre Agassi como o sexto maior vencedor de partidas do circuito.
Nadal, que venceu sua 15ª seguida e 64ª em 73 jogos no ano, está atrás agora de Jimmy Connors (1.256), Roger Federer (1.121), Ivan Lendl (1.068), Guillermo Vilas (929) e John McEnroe (877) e pode nas próximas semanas já entrar no Hall do top 5.
Sobre o triunfo desta sexta, seu 10º em 11 jogos contra Dimitrov, Nadal destacou a partida "muito dura" e o alto nível de ambos os tenistas:
– Foi uma partida muito dura, nós dois jogamos em um alto nível. As condições estavam diferentes dos dois últimos dias. Foi uma grande batalha dos dois jogando muito focados o tempo todo, pontos muito intensos. Nós sacamos muito bem, decididos em poucas bolas, qualquer coisa poderia ocorrer.
Nadal pega o croata Marin Cilic por vaga na final de Xangai, onde não chega desde 2009:
– Ele é um oponente muito perigoso e essa superfície o ajuda. É uma quadra muito rápida. Ele é capaz de ir para os golpes da linha de base. Será bem duro, preciso estar bem focado no meu saque e preciso jogar agressivo. e não deixá-lo confortável.