Em novo ranking divulgado pela ATP, Rafael Nadal somou sua 150ª semana na liderança do tênis mundial, a nona seguida, onde permanece como o sétimo maior líder — ainda 20 semanas totais atrás do americano John McEnroe.
O espanhol perdeu um pouco de terreno para Roger Federer, indo a 10.465 pontos diante de 8.505 do suíço, que foi campeão no Masters 1000 de Xangai, na China — na final, venceu exatamente Nadal.
A diferença de 1.960 pontos com 3 mil a disputar ainda deixam Rafa com boas chances de terminar pela quarta vez um ano na liderança.
Ele necessita, para não depender de Roger, de final na Basileia, final em Paris e uma vitória no ATP World Finals, em Londres. Outra possibilidade seria semis nos três eventos, somando três vitórias na fase de grupos em Londres.
Andy Murray perdeu 1 mil pontos e permanece na terceira posição, mas deve cair nas próximas semanas, uma vez que defende 500 pontos em Viena a partir de segunda-feira e mais títulos em Paris e Londres. O novo quarto colocado é o croata Marin Cilic, semifinalista em Xangai, ultrapassando o alemão Alexander Zverev. Dominic Thiem pulou para sexto, ganhando o posto de Novak Djokovic, que agora é o sétimo. Grigor Dimitrov ganhou um degrau e é o oitavo, seguido por Stan Wawrinka e David Goffin. Semifinalista, Juan Martin Del Potro é o 19º, subindo quatro degraus.