A imagem desta sexta-feira (22) em Aragón, palco da 14ª etapa do Mundial de MotoGP, foi o retorno às pistas do multicampeão Valentino Rossi.
Vinte e dois depois da fratura sofrida na perna direita em um acidente com uma moto de enduro, o italiano de 38 anos foi aprovado em teste físico e participou das primeiras sessões de treinos para a corrida na Espanha, que tem largada prevista para as 9h deste domingo.
Nove vezes compeão mundial, o piloto da Yamaha chegou a marcar a segundo melhor tempo nos 10 primeiros minutos da sessão sob chuva, mas depois os pilotos melhoram suas marcas e Valentino teve de se conformar com o 20º tempo do dia, depois de percorrer 21 voltas na pista de 5,1 quilômetros.
Neste sábado, com perspectiva de tempo seco, o piloto acredita que será possível avaliar suas reais condições para a corrida.
_ Me sinto bastante bem. Foi uma jornada positiva porque consegui pilotar sem sentir muita dor e me senti cômodo sobre a moto, seguramente porque no molhado se faz menos esforço. Para dar uma opinião no seco, teremos que esperar. Esperamos que amanhã (sábado) e no domingo, com bom tempo, possa ver se consigo dar tantas voltas seguidas.
No acidente, o italiano quebrou a fíbula e a tíbia e teve de passar por uma cirurgia. Inicialmente, a estimativa para ser retorno às competições era de 40 dias. Valentino perdeu o GP de San Marino, há duas semanas, e viu a distância para os líderes.
O piloto da Yamaha é o quarto colocado com 157 pontos, atrás dos líderes Marc Márquez (Honda) e Andrea Dovizioso (Ducati), empatados com 199 pontos, e de Maverick Viñales (Yamaha), terceiro colocado com 183 pontos.
Mais rápido do dia, o piloto da casa Dani Pedrosa (Honda) foi o único a baixar da marca de 2min na sessão desta sexta-feira, com 1min59s858. O treino classificatório será realizado às 9h10min deste sábado.
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
1º) Márc Marquez (ITA/Honda) – 199 pontos
2º) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) – 199 pontos
3º) Maverick Viñales (ESP/Yamaha) – 183 pontos
4º) Valentino Rossi (ITA/Yamaha) – 157 pontos
5º) Dani Pedrosa (ESP/Honda) – 150 pontos
6º) Johann Zarco (FRA/Yamaha) – 110 pontos
7º) Danilo Petrucci (ITA/Ducati) – 95 pontos
8º) Cal Crutchlow (GBR/Honda) – 92 pontos
9º) Jorge Lorenzo (ESP/Ducati) – 90 pontos
10º) Jonas Folger (ALE/Yamaha) – 84 pontos