A primeira temporada da Seleção Brasileira feminina de vôlei, depois da decepção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tem sido extremamente positiva. Na madrugada de terça-feira (05), em Tóquio, o Brasil fez sua estreia na Copa dos Campeões com vitória sobre a Rússia por 3 sets a 1 (25/17, 23/25, 25/23 e 25/12).
Com o resultado, as brasileiras confirmaram a condição de favoritas da competição – disputada no sistema todos contra todos. Com apenas três jogadoras do elenco bicampeão olímpico em Londres, a central Adenízia, a ponteira Natália e a oposta Tandara, o time comandado por José Roberto Guimarães já conquistou três títulos no ano: Masters de Monteux (Suíça), Grand Prix e Campeonato Sul-Americano. O torneio no Japão reúne seis seleções e terminará no próximo dia 10.
Leia mais:
Com Guga e Raí, Paris anuncia apoiadores para Jogos de 2024
Mayra Aguiar e Erika Miranda desfilarão em caminhão de bombeiros na Capital
Federer passa fácil por alemão e encara Del Potro no Aberto dos EUA
O JOGO
Em busca de renovação, o técnico russo preservou duas titulares importantes no set inicial, Nataliya Goncharova, Tatiana Kosheleva e Ekaterina Kosianenho, o time brasileiro não tomou conhecimento das rivais e venceu por 25/17, com quatro pontos de bloqueio. Já na segunda parcial, a Rússia voltou com Goncharova e Koshelenko entre as titulares e, depois de estar perdendo por 15/11, a seleção europeia virou para 16/15 e se manteve à frente até fechar em 25/23, em um erro de ataque de Tandara.
O terceiro set começou com domínio da equipe brasileira, que abriu três pontos de vantagem na primeira parada técnica. Porém, o time russo marcou cinco pontos seguidos e passou à frente em 10/8, forçando o técnico brasileiro a pedir tempo e alertar que "não dá para deixar abrir". Zé Roberto foi atendido e o Brasil empatou em 17, mas as russas voltaram a controlar a partida e chegaram a 23/19. Inconformado, o treinador tricampeão olímpico pedia a todo instante que suas jogadoras melhorassem o saque e a defesa. Com grande concentração, a Seleção fez uma incrível corrida de seis pontos e virou a parcial para 25/23 e voltou a liderar o marcador.
Com o mesmo nível de concentração apresentado na reta final da terceira parcial, o Brasil começou o quarto set abrindo três pontos (8/5) de vantagem. Com tranquilidade e um ótimo trabalho de defesa, as brasileiras foram para a segunda parada obrigatória vencendo por oito (16/8). Abatida, a seleção russa se tornou presa fácil até o ponto final marcado por Rosamaria.
O grande nome do jogo foi a oposta Tandara, responsável por 28 acertos. Ela marcou em todos os fundamentos: 20 no ataque, 4 no bloqueio e quatro no saque. A ponteira Gabi fez 13, enquanto a central Carol assinalou seis dos 18 pontos de bloqueio da equipe brasileira.
A próxima partida do Brasil na Copa dos Campeões será disputada na madrugada de quarta-feira (6), às 0h40min (de Brasília) contra a atual campeã olímpica China, uma das seis únicas equipes a vencer a equipe brasileira nos 32 jogos realizados este ano.
*ZHESPORTES
Com o pé direito
Seleção feminina de vôlei vence a Rússia na estreia da Copa dos Campeões
Equipe treinada por Zé Roberto busca o quarto título na temporada
GZH faz parte do The Trust Project