O domingo da semana 3 da NFL foi um dia importante. Jogadores, donos e a própria direção da liga se uniram em protestos contra a fala de Donald Trump no dia anterior. Dentro de campo, a rodada teve mais um show de Kareem Hunt, dois jogos com prorrogação e algumas zebras.
Dia de protestos
No sábado, o presidente Donald Trump criticou os protestos de jogadores da NFL durante o hino e indicou que "estes filhos da p..." que protestam deveriam ser demitidos pelos times. A declaração gerou uma revolta por toda a liga. O domingo foi de protestos gerais durante o hino — desde o enlace de braços entre companheiros até os três times que ficaram no vestiário na hora da execução (Pittsburgh Steelers, Seattle Seahawks e Tennessee Titans). A NFL e a Associação de Jogadores (NFLPA) soltaram notas oficiais de repúdio às declarações de Trump.
A espetacular turma de running backs novatos
Os corredores voltaram a ganhar valor no draft, e a turma de 2017 mostra um potencial gigante. Leonard Fournette (Jacksonville Jaguars), Dalvin Cook (Minnesota Vikings) e Joe Mixon (Cincinnati Bengals) fizeram bons jogos. Mas o grande destaque foi Kareem Hunt. O jogador, draftado na terceira rodada, conseguiu 172 jardas corridas e um touchdown, além de 11 jardas recebidas na vitória do Kansas City Chiefs sobre o Los Angeles Chargers por 24 a 10. O Chiefs, por sinal, tem jogado o melhor futebol americano da temporada até aqui.
Atropelo do Jaguars em Londres
Pela segunda vez em três rodadas, a defesa do Jacksonville Jaguars dominou totalmente o seu oponente. Desta vez, em Wembley, em Londres, o Jaguars atropelou o Baltimore Ravens por 44 a 7. O primeiro passe completo de Joe Flacco foi apenas no fim do segundo quarto. O quarterback completou apenas oito de 18 passes para 28 jardas e duas interceptações. Ryan Mallett entrou no fim, completando seis de nove passes para 36 jardas e um touchdown. Blake Bortles fez um jogo seguro, algo de que o Jaguars precisa para ser competitivo, com 244 jardas, quatro touchdowns e nenhuma interceptação. O tight end Marcedes Lewis, que fez três touchdowns entre 2014 e 2016, igualou a marca em apenas um jogo.
E o melhor time de Nova York é...
O Jets. Não exatamente, mas o Jets tem a melhor campanha entre os times da Big Apple. Uma improvável vitória sobre o Miami Dolphins contou com uma atuação sólida de Josh McCown e uma defesa eficiente contra corrida. Já o Giants esteve perto da vitória com o seu melhor desempenho ofensivo do ano, mas o kicker novato Jake Elliott — retirado do practice squad do Cincinnati Bengals — acertou um chute de 61 jardas para garantir a vitória do Philadelphia Eagles.
Bills surge como principal adversário do Patriots
O Buffalo Bills fez o seu melhor jogo em termos de ataque e conseguiu superar a forte defesa do Denver Broncos. A defesa de Sean McDermott também se destacou, parando o jogo corrido de C.J. Anderson — Jamaal Charles acabou jogando melhor — e forçando duas interceptações de Trevor Siemian. O Bills tem duas vitórias e uma derrota, a mesma campanha do New England Patriots na liderança da AFC Leste.
Mas o Patriots ainda é a grande força da divisão
O New England Patriots voltou a ter dificuldades por conta de sua defesa, que cedeu 33 pontos e permitiu a melhor atuação de Deshaun Watson na NFL. Mas Tom Brady decidiu, como de costume. Foram cinco touchdowns do quarentão, inclusive em uma campanha final de tirar o chapéu. Um passe para Brandin Cooks nos últimos segundos garantiu a vitória. E Brady já passou das 1 mil jardas na temporada, além de ter oito touchdowns e nenhuma interceptação.
Drew Brees (com ajuda da secundária) garante vitória do Saints
O New Orleans Saints vivia um domingo de urgência: era necessário vencer o rival Carolina Panthers para não começar a temporada com três derrotas. Foi isso que aconteceu. Drew Brees comandou o ataque, e a defesa explorou um Cam Newton que não está em sua plena saúde. Foram três interceptações, e uma vitória fácil por 34 a 13.
Rivais da NFC Norte vencem na prorrogação contra a AFC Norte
Green Bay Packers e Chicago Bears precisaram do tempo extra para vencer Cincinnati Bengals e Pittsburgh Steelers, respectivamente. O Bears contou com uma grande tarde dos seus running backs Jordan Howard e Tarik Cohen. Mesmo com Mike Glennon passando para apenas 101 jardas, conseguiu vencer com um touchdown de Howard no tempo extra e surpreendeu o Steelers. Já o Packers ficou atrás do Bengals o jogo todo — com direito à segunda interceptação retornada para touchdown da carreira de Aaron Rodgers. Mas Rodgers e a defesa se recuperaram no segundo tempo e forçaram a prorrogação. No tempo extra, uma bomba de Rodgers para Geronimo Allison colocou o Packers em posição de chutar o field goal, e Mason Crosby garantiu o 27 a 24. Outro time da NFC Norte, o Detroit Lions perdeu por meia jarda — Golden Tate recebeu de Matthew Stafford e entrou na end zone, mas a jogada foi revertida porque o joelho do recebedor tocou o chão antes de anotar o TD, e o relógio estourou.
Titans mostra força contra uma boa defesa
Errou quem pensou que Derrick Henry tomaria a titularidade de DeMarco Murray. O veterano esteve à disposição apesar de ter sido dúvida durante a semana e fez mais um bom jogo. Ele foi decisivo na vitória por 33 a 27 sobre o Seattle Seahawks, que não conseguiu segurar o ataque adversário quando o seu ataque finalmente funcionou, liderado pela conexão entre Russell Wilson e Doug Baldwin.
Redskins surpreende uma das forças da AFC
O Washington Redskins precisa de uma campanha consistente para ter chances de playoffs em uma divisão que tem Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles. E o time da capital americana mostrou que pode fazer isso ao vencer o Oakland Raiders no Sunday Night Football. Kirk Cousins, como de costume, jogou bem no horário nobre. E o Raiders viu o ataque ser engolido pelo front seven do Redskins e pela atuação preocupante de Derek Carr. Marshawn Lynch foi contido e correu apenas 18 jardas em seis tentativas. A noite foi de Chris Thompson, que teve 38 jardas corridas e 150 jardas recebidas, além de um touchdown.
Resultados da NFL no domingo:
Jacksonville Jaguars 44-7 Baltimore Ravens
Indianapolis Colts 31-28 Cleveland Browns
Philadelphia Eagles 27-24 New York Giants
New York Jets 20-6 Miami Dolphins
Buffalo Bills 26-16 Denver Broncos
Carolina Panthers 13-34 New Orleans Saints
Chicago Bears 23-17 Pittsburgh Steelers
Detroit Lions 26-30 Atlanta Falcons
Minnesota Vikings 34-17 Tampa Bay Buccaneers
New England Patriots 36-33 Houston Texans
Tennessee Titans 33-27 Seattle Seahawks
Green Bay Packers 27-24 Cincinnati Bengals
Los Angeles Chargers 10-24 Kansas City Chiefs
Washington Redskins 27-10 Oakland Raiders
Jogo desta segunda-feira:
21h30min Arizona Cardinals x Dallas Cowboys (ESPN)