A segunda-feira (18) em Osaka começou bem para o Brasil no confronto diante do Japão valendo vaga no Grupo Mundial da Copa Davis. Após dois adiamentos por chuva e um tufão, o time venceu o confronto de duplas e diminuiu a desvantagem para 2 a 1. Marcelo Melo e Bruno Soares superaram Yasutaka Uchiyama e Ben Maclaghan por 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 6/4 e 6/2, depois de 2h02min de jogo no piso rápido.
A partida deveria ter sido disputada no sábado, mas uma chuva constante adiou para o domingo. Meia-hora antes do início programado, no entanto, foi decretado toque de recolher pelo governo local pela ameaça de tufão.
No fim da noite deste domingo no Brasil, a dupla confirmou o favoritismo vencendo a 15ª em 19 jogos de Copa Davis. Com 2 a 1 abaixo, o Brasil joga as duas de simples ainda esta madrugada precisando vencer os dois jogos. Thiago Monteiro, 116º, pega Yuchi Sugita, 42º, e Guilherme Clezar, 244º, enfrenta Go Soeda, 139º.
A partida começou com 2/0 e quebra a favor de Melo/Soares, mas os japoneses foram bem e igualaram. A parcial seguiu com muitos erros até um ótimo tie-break dos brasileiros para fechar por 7/6. Na segunda parcial, a quebra veio no meio do set para fechar sem sustos por 6/4.
No terceiro set, o Brasil quebrou cedo o serviço japonês para fazer 3/1. Melo/Soares ainda salvaram um game de 0/40 no saque de Marcelo, quebraram novamente no 5/2 e liquidaram o jogo sem sustos.