Guardem este nome: Alexander Zverev. Ou melhor, guardem como ele é conhecido pelos fãs: Sascha Zverev. Sem exagero, é o momento dos apreciadores do bom tênis prestarem atenção no mais novo nome da modalidade.
O ano está sendo perfeito para que o jovem alemão mostre de vez suas credenciais ao mundo. No circuito, Zverev já é uma realidade. Aos 20 anos, o alemão vem tirando o sono dos tenistas tops há algum tempo.
Leia mais:
Federer desiste de Cincinnati, e Nadal será novo número 1 do mundo
Zverev derrota Federer e conquista Masters 1000 de Montreal
Dedicação, aprendizado e suor: repórter participa da Clínica de Tênis de Dupla
O "premiado" da última semana foi ninguém menos do que o suíço Roger Federer. O alemão foi o único a vencer o ex-número 1 do mundo em uma final nesta temporada.
Até o momento, Zverev faturou cinco troféus em 2017 – é o tenista com mais títulos na temporada, ao lado justamente com Federer. Em maio, já havia derrotado outro número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, para vencer seu primeiro Masters 1000, em Roma.
De origam russa, Alexander Zverev Jr. nasceu e cresceu em meio ao tênis. Seu pai e treinador jogou profissionalmente pela antiga União Soviética, onde casou-se com a também tenista Irena. Além de ter os pais como referência, Sascha enxerga em seu irmão mais velho um espelho. Também tenista, Mischa Zverev, 29 anos, é o atual 26º do ranking.
Número 7 do mundo, Sascha é o principal nome da Next Gen (futura geração). Já começa a sonhar com um Grand Slam. Se o currículo já é de causar inveja em quatro temporada entre os profissionais, Zverev também não deixa a desejar em seu jogo.
Tecnicamente admirável, reúne um repertório com slices, spins, bolas chapadas e todo tipo de variação na linha de base. E com uma característica típica da nova geração: ótima movimentação para sua altura.
Com 1m98cm, é dono de um serviço capaz de tirá-lo de situações complicadas. Mas, mesmo aplicando bombas a mais de 200 km/h no primeiro saque, Sascha também sabe se defender. Chega em bolas que muitos com sua estatuta não alcançariam. Usa muito o slice para ditar o ritmo do jogo, além da potência de um canhão tanto de forehand quanto backhand e a sutileza nas deixadas perfeitas. Há muito tempo o tênis não via alguém tão jovem com tantos recursos.
Quando não está inspirado, sabe ser pragmático. Quando não é exigido, faz somente o necessário. Não faz questão de agradar à torcida. Porém, sua atitude em quadra lembra muito a de seu ídolo, Federer. É discreto nas comemorações. Tenta se manter concentrado a todo momento. A não ser quando a situação exija.
É complicado prever um futuro. Mas não resta dúvida de que, quando Zverev atingir o equilíbrio de sua maturidade física, técnica e mental, será dificílimo derrotá-lo.
QUEM É
Nome: Alexander Zverev Jr.
Cidade de nascimento: Hamburgo-ALE
Data de nascimento: 20/04/1997
Idade: 20 anos
Altura: 1m98cm
Peso: 86kg
Ranking atual: 7º
Iniciou no tênis: 5 anos
Profissional: desde 2013
Empunhadura: destro
Melhor golpe: backhand de duas mãos
Técnico: Alexander Zverev (RUS)
Títulos: 6 (Masters 1000 de Roma, Masters 1000 de Mantreal, ATP 500 de Washignton, ATP 250 de Munique, ATP 250 de Montpellier e ATP 250 de São Petersburgo)
Vitórias: 108 (46 em 2017)
Derrotas: 61 (13 em 2017)
Premiações: U$S 5.379.655,00
*ZHESPORTES