O Real Madrid, atual bicampeão da Liga dos Campeões, iniciará a defesa do título no Grupo H contra Borussia Dortmund, Tottenham e Apoel Nicósia, após sorteio realizado nesta quinta-feira (24) em Mônaco, que acabou não estabelecendo um "grupo da morte".
Os madrilenhos, que começaram a temporada conquistando os títulos das Supercopas da Europa e da Espanha, contam com o artilheiro histórico da Champions, o português Cristiano Ronaldo (106 gols), que na mesma cerimônia recebeu o prêmio de melhor jogador da Uefa pela terceira vez na carreira.
Leia mais:
VÍDEO: Casillas joga futebol com crianças em torneio de rua em Portugal
Deschamps convoca França sem Benzema e Mbappé para Eliminatórias
Barcelona acerta com Borussia Dortmund a contratação de Dembélé
– Já enfrentamos o Borussia Dormund várias vezes, sabemos o quão bons são – declarou Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real, antes de lembrar: – O Tottenham nos últimos anos foi uma equipe muito potente na Premier League.
Quem poderá brigar com o Real pelo título europeu?
Mais uma vez, o Paris Saint-Germain tentará dar um salto de qualidade para entrar no seleto grupo dos campeões da Liga dos Campeões. Desta vez, contará com uma ajuda de peso, o brasileiro Neymar, que custou 222 milhões de euros aos cofres parisiense.
O PSG brigará por uma vaga nas oitavas de final pelo Grupo B, no qual já terá um adversário de peso para medir seu potencial, o Bayern de Munique, além do belga Anderlecht e do escocês Celtic.
– Não é um sorteio fácil, há grandes clubes como o Bayern e o Celtic, é muito difícil jogar lá. Já enfrentamos o Anderlecht, mas precisamos nos concentrar em cada jogo, nos três pontos – declarou Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG.
Duelo Barça e Juve
No Grupo D, o Barcelona terá pela frente a Juventus. Os italianos eliminaram os catalães na quartas de final da última edição da Liga dos Campeões, antes de serem derrotados na final pelo Real Madrid (4 a 1). Também fazem parte da chave Olympiakos, da Grécia, e o português Sporting, que devem brigar pelo terceiro lugar, que vale uma vaga na Liga Europa.
O Grupo C também se apresenta como parelho, com Atlético de Madrid e Chelsea medindo forças com pinta de favoritos. A Roma, porém, deve incomodar, enquanto o Qarabag, primeira equipe do Azerbaidjão a disputar a fase de grupos da Champions, tem cara de saco de pancadas.
– A equipe do Azerbaidjão é a surpresa, mas para a gente não é tão surpreendente, porque sempre enfrentamos as equipes que nos obrigam a viajar mais longe – brincou o gerente do Atlético, Clemente Villaverde.
O Manchester United, classificado como atual campeão da Liga Europa, deu sorte no sorteio. Os comandados de José Mourinho fazem parte de um Grupo A ao lado de Benfica, CSKA Moscou e Basel.
Outro inglês, o Liverpool também deu sorte no sorteio. No Grupo E, enfrentará Sevilla, Spartak de Moscou e Maribor.
– Será um grupo disputado, mas com possibilidades – declarou o diretor esportivo do Sevilla, Carlos Arias.
Já o Manchester City, do técnico Pep Guardiola, iniciará o desafio europeu na chave F contra Shakhtar Donetsk, Napoli e Feyenoord, enquanto o Monaco, semifinalista da edição anterior, mede forças no Grupo G com Porto, Besiktas e Leipzig.
A fase de grupos da Liga dos Campeões começará a ser disputada em 12 e 13 de dezembro e termina em 5 e 6 de dezembro. A final será disputada em 26 de maio, em Kiev.
Resultado do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões:
Grupo A: Benfica, Manchester United, Basel, CSKA Moscou
Grupo B: Bayern de Munique, Paris SG, Anderlecht, Celtic
Grupo C: Chelsea, Atlético de Madrid, Roma, Qarabag
Grupo D: Juventus, Barcelona, Olympiakos, Sporting
Grupo E: Spartak Moscou, Sevilla, Liverpool, Maribor
Grupo F: Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli, Feyenoord
Grupo G: Monaco, Porto, Besiktas, RB Leipzig
Grupo H: Real Madrid (atual campeão), Borussia Dortmund, Tottenham, Apoel Nicósia
*AFP