A treinadora assistente do San Francisco 49ers, Katie Sowers, tornou-se na terça-feira (22) a primeira técnica abertamente gay do esporte profissional masculino dos Estados Unidos.
Em uma entrevista à publicação Outsports, Sowers, que é apenas a segunda treinadora de tempo integral na NFL, disse que queria ser aberta sobre sua orientação sexual para romper barreiras para a comunidade LGBT.
Leia mais:
Ativistas se reúnem em frente à NFL para defender Kaepernick
10 destaques da semana 2 da pré-temporada na NFL
Big Ben volta a citar chance de aposentadoria
– Não importa o que você faz na vida, uma das coisas mais importantes é ser fiel a quem você é – disse a treinadora de 31 anos. – Há tantas pessoas que se identificam como LGBT na NFL que, como em qualquer negócio, não se sentem confortáveis em tornar pública sua orientação sexual.
– Quanto mais pudermos criar um ambiente que acolhe todo tipo de pessoa, sem importar raça, gênero, orientação sexual, religião, mais podemos ajudar a aliviar a dor e a carga que muitos levam a cada dia – acrescentou.
Sowers trabalha como assistente ofensiva dos wide receivers dos 49ers. Sowers jogou futebol americano profissional na Women's Football Alliance e ajudou os Estados Unidos a conquistar o título mundial feminino e a medalha de ouro em 2013.
O técnico do San Francisco, Kyle Shanahan, tomou a decisão de manter Sowers em sua equipe de treinadores após ficar impressionado com seu trabalho na intertemporada.
– Katie fez um bom trabalho para nós em Atlanta, fez um trabalho realmente bom aqui – reforçou Shanahan.