As primeiras horas desta quarta-feira reservará grandes emoções aos amantes do surfe. A sexta parada do Circuito Mundial, em J-Bay, na África do Sul contará, logo na primeira fase, com três duelos brasileiros. Além disso, a etapa contará com o retorno de Filipe Toledo - após suspensão por indisciplina - e uma acirrada luta pela liderança do ranking mundial do WCT. A primeira chamada será às 2h (horário de Brasília).
Leia mais:
Las Palmas anuncia a contratação do atacante Calleri, ex-São Paulo
Valencia fecha acordo e Aderlan será emprestado ao São Paulo
Ex-Inter, atacante Rentería é contratado pelo Guarani
A abertura da etapa contará com o duelo entre Wiggolly Dantas e Miguel Pupo. Além dos dois brasileiros, a primeira bateria do dia contará com o australiano Joel Parkinson. Em busca da liderança do campeonato, Adriano de Souza encara, na terceira bateria, Jadson André e o português Frederico Morais. O último confronto verde e amarelo está reservado para a décima bateria e terá Gabriel Medina, Caio Ibelli e o australiano Stuart Kennedy.
Após ficar de fora de Fiji devido a uma suspensão por indisciplina no Rio Pro, Filipe Toledo retorna ao Circuito na última bateria no dia, contra Michel Bourez (TAH) e Ezekiel Lau (HAV) . O único brasileiro a ser campeão nestas águas foi Mineirinho, em 2012, em uma etapa de WQS.
Até o momento, nenhum surfista conseguiu, na temporada, levantar o troféu em duas etapas.
Briga pela camiseta amarela
Além da disputa pelo título da etapa, J-Bay ainda contará com a briga pela liderança do campeonato. Ao conquistar o título na etapa de Fiji, o australiano Matt Wilkinson (26,750) tirou o havaiano John John Florence (26,500) da liderança. A diferença entre os dois é de apenas 150 pontos. Também lutam pela ponta o sul-africano Jordy Smith, o brasileiro Adriano de Souza e o australiano Owen Wright, todos com 26,150 pontos somados, 600 a menos que o líder.
Segurança reforçada
Após o ataque de tubarão sofrido por Mick Fanning (AUS), em 2015, a organização do evento reforçou a segurança, aumentando o número de jet skis, câmeras e fiscais. Também foram adotadas boias inteligentes e sonares instalados nos jet skis.
O ataque de tubarão ocorreu na final da etapa, onde o australiano encarava o compatriota Julian Wilson, que tentou socorrê-lo. Nesta edição, nenhum surfista foi coroado vencedor. Após o acidente, Fanning tirou um ano sabático - apesar de participar de J-Bay - retornando ao Circuito nesta temporada.