O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Grã-Bratanha, neste domingo (16), e diminuiu para apenas um ponto a diferença para o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari.
Vettel terminou na 7ª posição depois de furar o pneu na última volta. Hamilton liderou a prova de ponta a ponta e venceu em Silverstone pelo quarto ano consecutivo. O finlandês Valtteri Bottas garantiu a dobradinha da Mercedes, enquanto Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa largou em 14º e fechou a corrida em 10º.
Hamilton chegou aos 176 pontos no circuito de pilotos – um atrás de Vettel, que tem 177. Com o pódio, Bottas se mantém na luta pelo título, com 154 pontos. O finlandês largou na nona posição do grid e fez ótima prova de recuperação.
Leia mais:
Hamilton larga na frente em Silverstone e faz 67ª pole da carreira
Ana Marcela é bronze nos 10km em águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos
Brasil decepciona e perde para a Tailândia no Grand Prix no Japão
É a quinta vitória do britânico no circuito de Silverstone, igualando o recorde do compatriota Jim Clark e do francês Alain Prost.
Os carros da Red Bull fecharam na quarta e quinta colocação. O holandês Max Verstappen terminou na frente do companheiro australiano Daniel Ricciardo, que largou na penúltima posição e ultrapassou 14 carros para fechar o circuito próximo do pódio.
O alemão Nico Hulckenberg, da Renault, foi o sexto. Vettel fechou em sétimo, seguido dos dois carros da Force India: o francês Sebastian Ocos e o mexicano Sergio Pérez. O brasileiro Felipe Massa foi o último carro na zona de pontuação.
Massa largou muito bem, conquistando quatro posições logo no início da disputa, mas não conseguiu mais ultrapassagens durante a corrida.
Já o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, teve de abandonar a corrida. É a sétima desistência do piloto em nove corridas. O carro de Alonso sofreu, mais uma vez, com problemas no motor, enquanto o compatriota Carlos Sáinz Jr, da Toro Rosso, deixou a corrida na primeira volta, após choque com o companheiro de equipe Daniil Kvyat.
A próxima corrida será realizada no dia 30 de julho, no Grande Prêmio da Hungria.