Um Brasil que todos imaginávamos possível finalmente entrou em campo neste sábado. Por força das suspensões de Leandro Leite e Marlon, o xavante estreou o volante Itaqui e o lateral esquerdo Breno como titulares. Itaqui deu dinamismo ao meio-campo rubro-negro e mostrou um repertório maior na comparação com o titular Leandro Leite. O volante ex-Juventude desarmou, conduziu bola e inclusive foi o responsável pelo passe do primeiro gol xavante, do matador LinGol que bateu cruzado no fim do primeiro tempo. Breno foi bom na marcação e mostrou desenvoltura no apoio. A bola ficou mais tempo no chão e o xavante teve ainda em Rafinha um outro destaque.
Leia mais:
Brasil-Pel vence o Vila Nova por 3 a 0 no Bento Freitas
Após oito rodadas, os oito fatores que levam o Juventude a ser líder e o único invicto da competição
Após dois jogos fora, Inter parte para sequência de quatro partidas em solo gaúcho na Série B
O segundo tempo
Na etapa final, o time de Rogério Zimmermann foi favorecido logo no início com a expulsão de Maguinho que atingiu o centroavante LinGol. O Brasil aproveitou bem os espaços e dominou toda a segunda etapa. Aos 26 minutos, LInGol chegou de novo. Recebeu uma cavadinha do técnico zagueiro Evaldo e mandou para a rede. 2x0. Aos 45 minutos, quando a massa comemorava a vitória na Baixada, Rafinha meteu um canudo em cobrança de falta e acertou a coruja xavante que vibrava no ângulo superior esquerdo do goleiro Wendell. 3x0.
O Xavante se apresentou, como diz o amigo @IHSchuster - o xavante não joga, se apresenta - com Martini; Wender, Leandro Camilo, Evaldo e Breno; Itaqui, João Afonso, Bruno Lopes (Nem), Rafinha e Elias (Marcinho); Lincom.
Clássico
Nesta terça-feira (20) teremos possivelmente uma final antecipada por uma das vagas de manutenção na Série B. O xavante sobe o morro para enfrentar o líder da competição, o Juventude, que reconhecidamente faz uma baita campanha nessa largada de campeonato. A vitória xavante contra o Vila Nova, porém, foi o combustível que faltava para colocar fogo nesse jogo. O adversário também vem de bom resultado. Segurou o Paysandu no Magueirão em um 0x0, também no sábado. E qual será o nosso time? O do último jogo será mantido, mesmo que os titulares Leandro Leite e Marlon estejam liberados após cumprirem suspensão? Leandro Leite deve retornar, até porque João Afonso tomou o terceiro amarelo.
Neste caso, a manutenção de Itaqui é dada como certa, desta vez como segundo volante. Acho que ficará de bom tamanho. Pela qualidade de Itaqui, Leandro Leite poderá se dedicar exclusivamente a tarefa do desarme, cabendo a Itaqui a condução qualificada e o passe preciso. Sem falar na bola parada. Outro que deve retornar é Wagner no meio campo para a parceria com Rafinha. Aliás, Itaqui e Wagner atuando no Jaconi, deverão ter motivação redobrada. Só não vejo lógica em uma possível volta do lateral Marlon. A ala esquerda melhorou em combatividade e dinamismo com Breno. Vamos aguardar. O jogo está marcado para o Alfredo Jaconi às 19h15. Avante!