O Santa Maria Soldiers tem a chance, neste sábado, de se igualar ao Porto Alegre Pumpkins como o maior campeão da história do Campeonato Gaúcho de futebol americano. Para isso, terá que repetir o feito do ano passado: vencer o Juventude FA na decisão. O jogo começa às 13h30min, no Estádio Presidente Vargas.
Zero Hora conversou com o técnico Gustavo Petter, que analisou a decisão e disse projetar um duelo equilibrado diante da equipe de Caxias do Sul.
Leia mais:
Dono do Patriots cogita jogos da NFL no Brasil
Brady e Rodgers são os favoritos ao prêmio de MVP da NFL em 2017
Paxton Lynch se destaca e pode virar titular no Broncos
Qual a tua expectativa para esta final?
Vai ser um jogo duro, é a reedição da final do ano passado. Eles vêm mais preparados, eu imagino, em relação ao ano passado. Nós também, temos um estilo novo. Vai ser um jogo decidido no detalhe, talvez nos times especiais.
O resultado do ano passado tem algum impacto no jogo deste ano?
Acredito que, da nossa parte, não. Mas tem um peso pelo fato de ser uma revanche. Isso vai ser usado pelas duas equipes como um fator de comprovação, de se comprovar quem realmente é melhor.
O jogo ser em Santa Maria é uma vantagem para o Soldiers?
É uma vantagem em relação aos jogadores que consegue isolar a pressão mental. Mas também pode ter um viés negativo àqueles jogadores que sentem um pouco mais a pressão. Mas já estamos trabalhando em cima disso há algum tempo com o elenco.
Qual é o grande ponto forte do teu time?
Eu acredito que, em nosso ataque, sejam as possibilidades de jogadas que temos. Tem uma piscina de possibilidades, como eu digo, maior do que o ano passado. Na defesa, é a agressividade dos nossos linebackers e defensive ends.
Como tu analisas o momento do futebol americano gaúcho?
Nós tivemos um grande crescimento nos últimos anos. Mesmo não conseguindo fazer a final deste ano com a mesma estrutura e o mesmo apelo do ano passado, ainda assim vai ser um jogo interessante. O público em geral tem crescido durante os jogos. Este ano, teve um campeonato muito grande. Cresceu a ponto de ter que reestruturar, para evitar o desgaste dos times que jogam outras competições no segundo semestre. A estrutura ainda é amadora. Tem que se repensar.
*ZHESPORTES