Depois de uma grande polêmica e deixar uma luta prevista no Invicta FC para enfrentar Cris Cyborg no UFC 214, a australiana Megan Anderson está fora do combate. A lutadora de 27 anos teve problemas para obter o visto americano e não poderá competir no evento que ocorre em Anaheim, na Califórnia.
Desta forma, o UFC já determinou a nova adversária de Cyborg na disputa pelo cinturão vago do peso pena feminino: será a americana Tonya Evinger, de 36 anos – ela é a atual campeão peso galo do Invicta.
Leia mais:
Trocação Pura: único cinturão do Brasil em disputa
Organização cancela evento em agosto e UFC 215 é transferido
Kevin Lee finaliza Michael Chiesa no UFC Oklahoma
Evinger tentou ingressar no UFC em 2013 por meio do The Ultimate Fighter, mas foi finalizada por Raquel Pennington na fase preliminar. Em lutas oficiais, a americana está invicta desde julho de 2011.
– Isso é algo que eu pensei em fazer (subir de categoria) para ter mais competição. Eu já disse que desceria para o peso mosca, mas a oportunidade era para subir para os penas, então eu estou pronta para derrotar algumas pesos penas – disse a nova desafiante, ao site do Ultimate.
Em novembro do ano passado, ela chegou a perder para Yana Kunitskaya, mas ganhou uma apelação por conta de um erro da arbitragem no combate, que foi transformado em luta sem resultado. Assim, ela manteve o título. Em março, na revanche com Kunitskaya, ganhou por finalização.
Cris Cyborg já foi campeã peso pena no Strikeforce e no Invicta. No UFC, como a categoria peso pena foi recentemente criada, ela fez duas lutas em peso casado, nocauteando Leslie Smith e Lina Länsberg.
A nova categoria foi aberta em fevereiro. Como Cyborg se recuperava do corte de peso, não pôde lutar no UFC 208, em 11 de fevereiro. Por isso, o Ultimate abriu o cinturão com uma disputa entre Germaine de Randamie e Holly Holm. Randamie venceu e ficou com o título.
No entanto, a holandesa se recusou a defender o cinturão diante de Cyborg. Por isso, o UFC destituiu a europeia do título e marcou a disputa da brasileira – considerada o principal nome da categoria no mundo.
A luta entre Cyborg e Evinger será o evento co-principal da noite. A principal luta será a disputa de cinturão dos meio-pesados entre Daniel Cormier e Jon Jones.