Sensação do futebol alemão na última temporada, o RB Leipzig conquistou mais uma vitória – desta vez, fora de campo. Em comunicado emitido pela Uefa, o clube foi liberado para jogar a Liga dos Campeões após ter ficado em segundo no Campeonato Alemão.
A dúvida por conta da participação do RB Leipzig na principal competição europeia se deu por conta da também classificação do Red Bull Salzburg, que faturou o Campeonato Austríaco. A Uefa proíbe que o mesmo dono tenha dois times no mesmo torneio, o que está previsto no artigo 5 do regulamento da Liga dos Campeões.
Leia mais:
Barcelona pode exercer direito de recompra de meia que atua no Milan
Como Daniel Alves cavou a sua saída da Juventus
Cristiano Ronaldo é convocado a depor em 31 de julho
"Nenhum clube participante nas competições interclubes da Uefa pode deter ou negociar títulos ou ações de outro clube participante na mesma competição", diz o regulamento.
No entanto, uma reunião na última sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, esclareceu o assunto. Representantes dos dois clubes apresentaram detalhes da relação que ambos têm com a Red Bull.
Os alemães mostraram ter 99% de suas ações ligadas à empresa do ramo de energéticos. Já o time austríaco teria a companhia apenas como patrocinadora. Os documentos apresentados teriam convencido a Uefa.
Se a entidade tivesse negado a posição dos dois clubes, a vaga ficaria com o Red Bull Salzburg, que ficou uma posição melhor em seu campeonato nacional.
Com a confirmação da vaga, o RB Leipzig, segundo colocado no Alemão, entra direto na fase de grupos, que começa em setembro.