A Apahand/UCS/Farroupilha fará três amistosos com a seleção uruguaia de handebol feminino desta sexta a domingo. Os confrontos são de preparação aos torneios que as equipes terão pela frente. Enquanto a seleção do país vizinho jogará o Campeonato Pan-Americano de Handebol, que ocorre na Argentina de 18 a 25 de junho, a equipe serrana terá a Liga Nacional pela frente, a partir de julho.
O primeiro duelo entre os times será na noite de sexta, às 20h30min, no Ginásio Poliesportivo da UCS. A entrada é gratuita e vale o troféu 50 Anos da UCS e também os 40 Anos do Curso de Educação Física. Sábado, a Apahand faz sua estreia na nova casa, o Ginásio do Saturno, em Farroupilha, às 17h. A partida vale o troféu da 22ª Fenakiwi. O ingresso será um quilo de alimento não perecível. A preliminar será entre as equipes sub-14 do Alcateia, de Carlos Barbosa, e da base da Apahand/UCS. Por fim, a sequência de jogos contra as uruguaias vai terminar no domingo, a partir das 10h, outra vez no Ginásio Poliesportivo da UCS. Desta vez, sem valer nenhuma taça.
– São três jogos contra uma equipe de nível de Liga Nacional. Será importante para avaliar como estamos para a competição que começa em julho – diz o técnico Gabriel Citton.
Calendário definido
Com a definição de julho para o início da Liga, a equipe de Gabriel Citton tem o calendário organizado. Além desses amistosos, terá o segundo turno do Estadual a partir de 25 de julho. O grupo de jogadoras ainda poderá ter baixas até o início da Liga Nacional. A goleira Maitê e a pivô Nadyne têm propostas da Espanha e do Leste Europeu, respectivamente.
– Nosso objetivo é colocar de novo a Apahand no cenário nacional. Ano passado, ficamos de fora e agora estamos voltando com a parceria em Farroupilha – destaca Citton.
Esta parceria fará que a equipe divida os mandos de quadra entre Caxias, no Poliesportivo da UCS, e Farroupilha, no Saturno.