O Paulistano/Corpore-SP abriu sua caminhada nas semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB) com um grande triunfo fora de casa, nesta terça-feira. Em pleno Ginásio de Cajazeiras , em Salvador, a equipe do técnico Gustavo De Conti mostrou personalidade para virar no último quarto, e derrotou o Universo/Vitória-BA por 93 a 84, no jogo de abertura da série melhor de cinco.
Agora, a disputa rumará para São Paulo, onde as equipes farão os jogos 2 e 3: o primeiro deles na sexta-feira, às 19h30, e o outro no domingo, às 11 horas.
Leia mais:
Com facilidade, Warriors fecha série contra o Jazz e vai às finais do Oeste
Nenê sofre lesão e está fora do restante dos playoffs na NBA
O primeiro tempo teve dois momentos distintos. No período inicial, o Paulistano explorou bem as brechas da defesa adversária, contou com quatro bolas de 3 do pivô Guilherme Hubner e abriu oito pontos de frente (27 a 19). Já no segundo quarto, o Vitória reagiu, reduziu o volume da equipe paulista e chegou a empatar a partida (40 a 40), mas foi para o intervalo perdendo, por 43 a 40.
Mas na volta dos vestiários, só deu Vitória. Com defesa bastante fechada, o time baiano forçou o Paulistano a apostar demais nas bolas de 3 pontos, que diferente dos períodos anteriores, não estava caindo. Desta forma, a equipe do técnico Régis Marrelli colocou um ritmo acelerado, pontuou muito na transição e não só virou o jogo, como ainda abriu 11 pontos (67 a 56). No final, os visitantes correram atrás e cortaram a margem para cinco pontos: 67 a 62.
A mudança de postura do Paulistano veio na hora certa. Com mais variações ofensivas em relação ao período anterior, a equipe paulista passou a tomar melhores decisões e reassumiu o controle da partida, chegando a abrir uma importante vantagem de seis pontos nos minutos finais. Mostrando precisão nos lances livres, o clube da capital paulista segurou a pressão baiana e fechou o duelo com triunfo por 93 a 84. Com 16 pontos, cada, Guilherme Hubner e o ala Lucas Dias terminaram como cestinhas da noite.