O espanhol Rafael Nadal se classificou neste sábado à final do Masters 1000 de Madri ao derrotar o sérvio Novak Djokovic, número 2 do mundo, nas semifinais em dois sets, com parciais de 6/2 e 6/4.
Nadal enfrenta na final o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre o uruguaio Pablo Cuevas e o austríaco Dominic Thiem, ainda neste sábado.
Leia mais:
Andy Murray é eliminado nas oitavas do Masters 1000 de Madri
Murray: "As próximas semanas são as mais importantes para mim"
Kvitova volta a treinar quatro meses após ataque
– Estou feliz de estar na final. Joguei um ótimo primeiro set, no segundo ficou mais nervoso e a partida ficou mais equilibrada, mas no fim deu tudo certo e isso me permite disputar mais uma final e manter uma sequência muito positiva – comemorou após a partida Nadal.
No 50º confronto entre os dois tenistas, Nadal seguiu exibindo o alto nível que recuperou nesta temporada no saibro, no qual segue invicto.
O espanhol, campeão em Monte Carlo e Barcelona, busca assim um novo troféu em Madri, onde já conquistou o título quatro vezes, em 2005, 2012, 2013 e 2014.
Caso conquiste mais um título neste domingo, Nadal, atual número 5 do mundo, irá ultrapassar o suíço Roger Federer no ranking e assumir o quarto lugar.
Nadal iniciou a partida quebrando o saque de Djokovic logo no primeiro game e chegou a abrir 4/0, antes de fechar a parcial em 6/2.
No segundo set, Nadal repetiu a estratégia, quebrou o saque do sérvio no primeiro game e abriu 2/0. Desta vez, Djoko respondeu e teve a chance de empatar a partida quando perdia por 3/2, mas viu novamente o tenista da casa quebrar seu saque e segurar a vantagem até o fim, fechando em 6/4.
– Rafa, obviamente, jogou melhor do que eu e merecia claramente vencer. Ele controlou o jogo desde o primeiro minuto – lamentou por sua vez Djokovic.
Com a vitória, Nadal quebrou um jejum de quase três anos sem vencer o atual número 2 do mundo, que ainda tem vantagem no confronto direto contra o espanhol, com 26 vitórias e 24 derrotas.