Michael Jordan é mundialmente reconhecido como o maior jogador da história do basquete. Aos poucos, LeBron James começa a se aproximar do seu grande ídolo. Na noite desta quinta-feira (25), o ala chegou às finais pela sétima vez consecutiva – a oitava na carreira – e ultrapassou Jordan como o maior cestinha da história dos playoffs da NBA.
LeBron, que usa o número 23 em uma homenagem a Jordan, reconheceu o legado do ex-astro do Chicago Bulls.
Leia mais:
LeBron quebra recorde de Jordan, e Cavs vai às finais pela terceira vez seguida
Chris Bosh chega a acordo para deixar o Miami Heat, diz jornal
Wendell Ferreira: eu vi LeBron James jogar
– Primeiro de tudo, uso meu número por causa do Mike, me apaixonei pelo jogo por causa de Mike, olhando o que ele era capaz de conquistar. Mas eu sentia que Mike era tão... crescendo, você via Michael Jordan, é quase como se fosse Deus. Então, eu nunca acreditei que poderia ser Mike. Comecei a focar em mim mesmo, focar em outros jogadores, em outras pessoas ao meu redor, na minha vizinhança, porque nunca imaginei que poderia chegar ao ponto em que Mike estava. Isso ajudou a moldar o meu jogo – disse James, em entrevista depois da vitória sobre o Boston Celtics.
Apesar do recorde individual, LeBron fez questão de ressaltar que pontuar não é a sua prioridade individual mas, sim, ter impacto para que o seu time chegue às vitórias.
– A maior coisa pra mim, sentado aqui, depois de quebrar o recorde de maior pontuador da história dos playoffs, é que eu fiz isto apenas sendo eu. Não tenho que pontuar para ter impacto em um jogo de basquete. Esta era minha mentalidade quando eu comecei a jogar. Se eu não estou pontuando, como eu ainda posso ter impacto no jogo? E isto me carregou todo o caminho até este ponto e vai me carregar para o resto da minha carreira. Porque pontuar não é o número 1 na minha agenda – acrescentou.
Maiores pontuadores da história dos playoffs:
1. LeBron James – 5.995 pontos
2. Michael Jordan – 5.987
3. Kareem Abdul-Jabbar – 5.762
4. Kobe Bryant – 5.640
5. Shaquille O'Neal – 5.250
6. Tim Duncan – 5.172
7. Karl Malone – 4.761
8. Julius Erving – 4.580
9. Jerry West – 4.457
10. Tony Parker – 4.012
*ZHESPORTES