A Liga Europa terá sua final disputada nesta quarta-feira em Estocolmo, na Suécia. A partida terá de um lado o Manchester United que apostou alto nesta temporada ao contratar José Mourinho e Pogba. Do outro está o Ajax, que tem uma média de idade de apenas 22 anos, e foi ganhando confiança ao longo da competição.
Leia mais:
Manchester United estuda fazer proposta por Gareth Bale para a próxima temporada
Fifa investiga contratação de Paul Pogba pelo Manchester United
Confira as equipes classificadas e rebaixadas para as próximas competições europeias
O Manchester United e Mourinho
O United entrou para a Liga Europa como um dos favoritos ao torneio. A estreia com derrota para o Feyenoord ligou um sinal de alerta em José Mourinho. O time se recuperou, mas a classificação veio apenas na segunda colocação, atrás do Fenerbahce. Na segunda fase, o time despachou o Saint Etienne vencendo as partidas por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente. Depois, nada de vida fácil. O United eliminou o Rostov, o Anderletch e o Celta, sempre com placares apertados.
Para a final o time chega confiante e descansado. Na rodada do final de semana do Campeonato Inglês, José Mourinho poupou todos os seus titulares. A formação que vem atuando tem no gol Sérgio Romero, que atua nas competições de mata-mata, deixando De Gea apenas para campeonato nacional. A defesa tem Valencia, Bailly, Blind e Darmian. O zagueiro Bailly, porém, foi expulso na semifinal. O meio-campo vem sendo formado com Ander Herrera, Fellaini, Pogba e Mkhitaryan. No ataque os titulares são os garotos Rashford e Lingard.
Principal nome do Manchester United nos últimos anos, Wayne Rooney é reserva na formação de Mourinho. A má notícia para o time é que Ibrahimovic, que atuaria na decisão em seu país natal, está lesionado e perdeu o final de temporada.
A juventude do Ajax
O Ajax teve menos dificuldades na fase de grupos e ficou em primeiro lugar em uma chave com Celta, Standard Liége e Panathinaikos. Na sequência só classificações apertadas contra Légia Varsóvia, Copenhage e Schalke. Nesta última partida, inclusive, o gol de Younes foi marcado na prorrogação, classificando os holandeses. A melhor atuação veio no jogo de ida contra o Lyon com a vitória de 4 a 1. Na volta um susto e derrota por 3 a 1, mas classificação garantida.
O time treinado pelo holandês Peter Bosz tem em sua média de idade de 22 anos o principal destaque. Para se ter uma ideia, a média do United é de 26 anos. Na formação titular jovens como o goleiro Onana, de 21 anos, os zagueiros Sanchez e De Ligt, de 20 e 17 anos, respectivamente e o atacante Dolberg, de 19 anos, foram ganhando confiança ao longo do torneio. O atleta mais experiente na formação titular é o dinamarquês Schöne de 30 anos. O destaque é o alemão Younes, de 23 anos, convocado para a Copa das Confederações.
Para a final o desfalque será o lateral Viergever, expulso na semifinal contra o Lyon. Ainda que a maioria dos atletas vá disputar a sua primeira final continental da carreira, os jovens do Ajax já mostraram não temer a experiência do United. O atleta mais novo do time, De Ligt, afirmou em entrevista que os valores da contratação de Pogba, feita pelo rival, não assustam.
- Eu nunca vi um saco de dinheiro fazer gol, como Johan Cruyff costumava dizer. Se jogarmos com coragem, nós definitivamente temos uma chance.
O jogo
A partida na Suécia ocorre no Estádio Solna e a bola rola às 15h45, horário de Brasília, na quarta-feira.