Há quem diga que os Estaduais só servem para apertar ainda mais o já inchado calendário brasileiro, mas mesmo os mais ferrenhos críticos das competições têm de reconhecer que o popular "cafezinho" ao menos serve, para alguns clubes, como uma chance de prospectar jogadores.
ZH consultou jornalistas de sete Estados para ouvir sugestões de nomes que se destacaram no Estadual e podem pintar como alternativas interessantes no mercado. Veja quem são.
Leia mais
Juventus vence Monaco e vai à final da Liga dos Campeões
Fifa investiga contratação de Paul Pogba pelo Manchester United
Rui Costa comemora conquista da Chape: "Um título para ficar eternizado"
E o Rio?
O leitor pode ter estranhado a ausência do Campeonato Carioca. ZH ouviu Carlos Eduardo Mansur, do jornal O Globo, e ele apontou apenas uma grande revelação do campeonato: o meio-campista Wendel, do Fluminense.
O próprio Mansur sabe, no entanto, que o jovem de 19 anos dificilmente sairá para outro clube brasileiro. Protagonista em um grande do Brasil, seu mercado, no futuro, deve ser fora do país.
– No Carioca, nós não tivemos boas campanhas das equipes pequenas, em que podem aparecer bons valores. O Madureira foi bem no primeiro turno, depois caiu muito – explica Mansur.
* ZH Esportes