A passagem de Edgardo Bauza pela seleção argentina durou apenas oito meses. Sob risco nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo e sem conquistar um título desde a Copa América de 1993, a seleção argentina procura um nome de peso. Para Lucho Silveira, analista de futebol sul-americano da Rádio Gaúcha, Jorge Sampaoli e Diego Simeone são as escolhas ideais.
– Eu vejo o momento para Sampaoli e Simeone. A seleção argentina precisa de um nome como esses. É verdade que, para ter qualquer um dos dois, a coisa não é tão simples. O Sevilla, por exemplo, soltou uma nota pela manhã repudiando o assédio da AFA ao seu treinador. A gente sabe que o Simeone também tem posições muito fortes no que diz respeito à seleção, ele já disse que não estava preparado, que não era o seu momento, e isso não faz muito tempo. Mas eu vejo que a seleção precisa de um treinador deste tamanho – observou.
Leia mais:
Sevilla cita "falta de respeito" em interesse da Argentina por Sampaoli
Presidente da AFA confirma a demissão de Edgardo Bauza
Argentina corre risco de ficar fora da Copa pela primeira vez em 48 anos
Como as negociações com os dois treinadores de clubes espanhóis podem ser complicadas, a seleção argentina tem um plano C mais próximo. Marcelo Gallardo, técnico do River Plate desde 2014, pode ganhar força.
– Tem uma solução caseira, que é o Gallardo. Ele tem um trabalho recente muito interessante no River, com títulos. É um estudioso do futebol, um observador, um cara que reinventou o River algumas vezes. Seria um nome interessante como solução caseira. E aí coloco correndo por fora (Mauricio) Pochettino, (Marcelo) Bielsa, que agora está empregado – analisou.
Jorge Sampaoli
Argentino de 57 anos, Sampaoli é o nome que parece ser preferido pela AFA. Com passagens por clubes menores da Argentina e do Peru, ganhou notoriedade no Chile, com trabalhos sólidos na Universidad de Chile e na seleção nacional. Desde 2016 é técnico do Sevilla, da Espanha.
Diego Simeone
Ex-meio-campista da seleção argentina, Simeone encerrou a carreira de jogador em 2006 e está com 46 anos. Como técnico, teve trabalhos em clubes grandes da Argentina como Racing, Estudiantes, River Plate e San Lorenzo, além de uma passagem pelo Catania, da Itália. No Atlético de Madrid desde 2011, conseguiu se consolidar no cenário internacional.
Marcelo Gallardo
Mais jovens entre os cotados, Marcelo Gallardo tem 41 anos e se aposentou em 2011. Virou treinador logo em seguida, com um trabalho no Nacional-URU, onde foi campeão nacional. É técnico do River desde 2014. No período, já conquistou Libertadores, Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Supercopa Euroamericana, Copa Suruga Bank e Copa da Argentina.
Mauricio Pochettino
Argentino de 45 anos, Pochettino vive há muito tempo na Europa. Ele saiu da Argentina em 1994, quando trocou o Newell's Old Boys pelo Espanyol ainda como zagueiro. Técnico desde 2009, começou a carreira na nova função exatamente no Espanyol. Está no futebol inglês desde 2013, com um trabalho no Southampton e atualmente no Tottenham.
Marcelo Bielsa
Velho conhecido, El Loco Bielsa está com 61 anos e comandou a seleção argentina entre 1998 e 2004. Um acerto é considerado altamente improvável, já que ele assumirá o Lille, da França, em julho – e assinou contrato de duas temporadas.
*ZHESPORTES