Russell Westbrook chegou a Oklahoma City junto com o Thunder. Em 2008, a franquia deixou de ser Seattle Seahawks e se mudou, ao mesmo tempo em que selecionava o armador de 1m91cm com a quarta escolha do draft – processo de recrutamento de jogadores universitários e internacionais para a NBA. Nos oito anos seguintes, Westbrook foi uma peça importante, mas não era o protagonista – o papel principal era de Kevin Durant, selecionado no draft um ano antes.
Aos poucos, a sequência de estrelas que levou o time às finais de 2012 começou a se desfazer. Sem ter como estender o contrato de todos, o Thunder optou por trocar James Harden para o Houston Rockets logo depois de perder a decisão para o Miami Heat. Em 2016, foram outras duas perdas: Serge Ibaka, trocado para o Orlando Magic, e a principal delas: Kevin Durant, a antiga estrela da companhia, optou por deixar o time a caminho do Golden State Warriors. Da noite para o dia, o Thunder se tornou o show de Westbrook. Ganhou uma renovação contratual de US$ 85,5 milhões por três anos e, dentro de quadra, correspondeu.
Leia mais:
Antônio Pires: Russ, você é o verdadeiro MVP
Splitter volta de lesão após 14 meses e estreia em vitória do 76ers na NBA
Corrida pelo prêmio de jogador mais valioso da NBA esquenta na reta final
O recorde quebrado na noite deste domingo, quando chegou a 42 triplos-duplos na temporada, resume a melhor temporada individual do camisa 0. Além de ultrapassar a marca de Oscar Robertson, que durava 55 anos, Westbrook se igualou ao ex-jogador do Cincinnati Royals como únicos a ter uma média de triplo-duplo em uma temporada. Com dois jogos ainda por fazer, Westbrook tem médias de 31,9 pontos, 10,7 rebotes e 10,4 assistências por partida.
Triplos-duplos na temporada 2016/2017
1. Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder) – 42
2. James Harden (Houston Rockets) – 21
3. LeBron James (Cleveland Cavaliers) – 13
4. Nikola Jokic (Denver Nuggets) – 6
5. Draymond Green (Golden State Warriors) – 5
Triplos-duplos na carreira
1. Oscar Robertson – 181
2. Magic Johnson – 138
3. Jason Kidd – 107
4. Russell Westbrook – 79
5. Wilt Chamberlain – 78
Números de Westbrook na temporada:
Média de pontos: 31,9 (1°)
Média de rebotes: 10,7 (10°)
Média de assistências: 10,4 (3°)
*ZHESPORTES