A primeira rodada da Libertadores começou de forma positiva para os brasileiros. As novas regras da competição sul-americana, no entanto, podem tirar uma importante vantagem que os melhores colocados tinham até a edição passada: não pegam os mais fracos, mas definirá o mandante desta e das próximas fases.
Até o ano passado, os duelos das oitavas de final eram definidos pela colocação entre os 16 times que avançavam na classificação geral da fase de grupos, com os melhores primeiros colocados jogando contra os melhores segundos: 1º contra o 16º, 2º contra o 15º e assim sucessivamente.
Leia mais:
Cachorro invade o campo no jogo do Grêmio e gera brincadeiras nas redes: "Agora, sim, é Libertadores"
Do heroísmo à decepção: como foram as estreias dos brasileiros na Libertadores até aqui
Agora, serão separados os primeiros dos segundos colocados em dois grupos diferentes. Um sorteio será realizado e tirará um representante de cada pote, definindo o confronto. Ou seja: qualquer primeiro colocado na fase de grupos pode pegar qualquer segundo colocado.
É bom lembrar, no entanto, que é no desempenho na fase de grupos que será definido os mandantes dos confrontos nas próximas etapas, até o fim da competição.
Outra mudança importante também foi o fim do confronto forçado entre dois times do mesmo país na semifinal.
* ZHESPORTES