O Caxias do Sul Basquete/Banrisul sofreu um revés em momento complicado do NBB 9. A equipe perdeu para o Macaé, por 73 a 67, na noite deste sábado. Os cariocas são adversários diretos na briga contra a degola à Liga Ouro. Este resultado deixa os caxienses na zona de rebaixamento, faltando quatro rodadas para o fim. Na terça, o time do técnico Rodrigo Barbosa enfrenta o Vasco, também fora de casa.
O maior problema neste momento é o saldo dos dois duelos entre as equipes. Se ambas terminarem esta fase com o mesmo número de vitórias - Macaé está com cinco e Caxias com quatro -, os cariocas têm vantagem por terem vencido este confronto por seis pontos de diferença, enquanto os caxienses venceram por quatro, em Caxias do Sul. Este é o segundo critério de desempate.
O destaque da partida foi o armador Anthony com 33 pontos. Pelo lado caxiense, o maior pontuador foi Marcão com 13 pontos.
O Macaé começou muito bem o jogo. Abriu seis pontos de vantagem logo nos primeiros minutos. Controlou o primeiro quarto e com isso fechou em 24 a 16. No segundo quarto o Caxias Basquete reagiu. Mesmo com muitos erros ofensivos, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa conseguiu reduzir a vantagem dos donos da casa e encerrar o primeiro tempo perdendo por 39 a 35.
No terceiro período o jogo seguiu muito equilibrado. A equipe caxiense conseguiu virar o placar, antes dos cinco minutos. Principalmente com o ala Arthur e o armador Carioca. O pivô Marcão chegou a fazer 47 a 45 para o time do técnico Rodrigo Barbosa. No entanto, os cariocas conseguiram a recuperação e fecharam em 53 a 52.
No último quarto, o jogo seguiu com a mesma temática: muito equilíbrio. O Caxias Basquete chegou a empatar em 61 a 61, faltando pouco mais de três minutos. Mas os erros ofensivos, deram a oportunidade para os donos casa abrirem quatro pontos, novamente. E aí foi só administrar. Fim de partida, vitória do Macaé por 73 a 67.