O inglês Michael Bisping recebe frequentes críticas por "fugir" dos adversários mais bem classificados no ranking dos médios do UFC. A primeira defesa de cinturão foi contra Dan Henderson, que era apenas o 14° colocado. A segunda será contra Georges St. Pierre, ex-campeão meio-médio que retorna ao UFC depois de quatro anos e nunca lutou entre os médios na carreira.
Apesar de entender as críticas, Bisping garantiu que foi o UFC quem propôs a luta. E, ao citar a chance de reforçar o legado com uma vitória sobre o canadense, aceitou a luta.
Leia mais:
Alexander Gustafsson e Glover Teixeira farão luta principal de UFC na Suécia
UFC confirma Jéssica Andrade em luta por cinturão peso palha
Anderson Silva mira revanche com Bisping e cogita lutas com Weidman
– Sei que tem muita gente me criticando por aí, dizendo que eu deveria enfrentar o desafiante número um, como Yoel Romero. E eles estão certos. Mas eu devolvo essa questão para eles: se vocês fossem Yoel Romero, Luke Rockhold ou Ronaldo Jacaré e recebessem a oferta de uma luta contra Georges St. Pierre, eu tenho certeza que aceitariam essa luta. Então por que eu não posso? Eu mereço uma bolsa como essa e mereço essa luta, mas não só pelo pagamento. Quero essa luta como parte do meu legado – afirmou, em entrevista à ESPN americana.
Bisping admite que St. Pierre se vê como favorito, e por isso decidiu subir de categoria para tentar um cinturão em uma nova classe de peso. No entanto, o inglês se mostrou confiante.
– Ele me escolheu porque acha que pode me vencer. Treinei com Georges 11 anos atrás e ele me ganhou com seu wrestling. Mas eu era apenas um kickboxer inglês e não sabia a diferença entre um double leg e um ônibus double deck. Toda vez que treinávamos, ele me colocava para baixo. Acho que ele imagina que eu ainda sou aquele cara, que sou uma luta fácil. Ele escolheu me enfrentar na volta da aposentadoria, subindo de categoria. É quase como se ele não tivesse nada a perder – disse.
Os lutadores mais bem colocados no ranking dos médios são Yoel Romero, Luke Rockhold, Ronaldo Jacaré, Chris Weidman, Gegard Mousasi e Robert Whittaker. Destes, Bisping só enfrentou Rockhold – duas vezes, uma antes de ser campeão e outra na luta que lhe rendeu a conquista do cinturão.