Depois de um Carnaval de muita dedicação e treinamentos, a recompensa com as primeiras competições fora do país representando a seleção brasileira sub-18 de judô feminino. Considerada um fenômeno da modalidade, a caxiense Maria Angelina Andreola da Rosa Cardoso dos Reis (Torino/Nintai), de apenas 14 anos, viaja nesta quarta-feira para Antalya, na Turquia, parada inicial do desafio.
A judoca é uma das seis atletas gaúchas convocadas. Nos tatames turcos, o grupo competirá no sábado e no domingo. Depois, segue viagem para Zagreb, na Croácia, onde terá novo período de treinos e competição nos dias 11 e 12 de março. O retorno para o Brasil está previsto para o dia 14.
A vaga de Maria Angelina no selecionado sub-18 é um reconhecimento do bom trabalho realizado junto com o sensei Miguel Kuse, que culminou com o título dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria sub-15, no ano passado. Antes, ela tinha conquistado o bicampeonato brasileiro e o pan-americano (2013/14), na categoria sub-13
– Será uma grande oportunidade. A primeira experiência dela pegando no judogui (vestimenta do judô) de judocas europeias. Ela será acompanhada pela comissão técnica da base da confederação brasileira – explica Kuse.
Como a Confederação só custeia a viagem para o primeiro colocado do ranking da categoria, Maria teve que bancar a viagem para a Europa.